10 maneiras de melhorar sua digestão

10 maneiras de melhorar sua digestão

A digestão adequada dos alimentos é um ponto central para nossa saúde e bem-estar. Ao contrário do que muita gente pensa, a digestão não começa no estômago, e sim na boca, quando as enzimas presentes na saliva já começam a degradar os alimentos, triturados pelos dentes. É por isso que a boa mastigação é essencial para a boa digestão.

Devemos procurar também comer sem falar muito, pois a entrada de ar junto com o alimento dentro do tubo digestivo pode causar gases, um problema que não é grave, mas que causa dor e constrangimento.

Comer de maneira sossegada, mastigando bem os alimentos, é a melhor forma de começar uma boa digestão, mas há outros fatores que influenciam nesse processo, como o tipo da dieta e problemas do trato digestivo, como as parasitoses e infecções.

Neste artigo, falaremos sobre 10 maneiras comprovadas de evitar gases, promover a purificação dos órgãos digestivos, facilitar a movimentação intestinal, prevenir a tão temida prisão de ventre e melhorar a absorção dos alimentos.

1. Consuma alimentos alcalinos
alimentos bona para anemiaAlimentos como o espinafre, o pepino e o couve-manteiga são ricos em antioxidantes, nutrientes e minerais, além de evitar a super acidez do estômago, prevenindo a azia, gastrite e úlceras e protegendo as paredes deste órgão. Consuma-os crus, de preferência, para melhores resultados.

2. Aumente o consumo de fibras
As fibras aumentam o bolo fecal, tornam o processo digestivo um pouco mais lento, dando mais tempo para a absorção de nutrientes que acontece no intestino ocorrer de maneira mais satisfatória. Além disso, promove a melhor eliminação das fezes, evitando a prisão de ventre e ajudando a limpar o cólon e a desintoxicar o corpo como um todo.

3. Experimente a acupuntura
A acupuntura pode trazer alívio e melhorar a nossa digestão, ao estimular o equilíbrio saudável das energias do corpo, de acordo com a medicina tradicional chinesa. Existem vários pontos de acupressão sobre nosso corpo, diretamente ligados ao processo digestivo.

4. Ioga para melhorar a digestão e promover a evacuação
ioga_digestaoAlém de fortalecer o corpo e promover uma maior flexibilidade e integração mente-corpo, a ioga tem também posturas específicas para beneficiar cada sistema do corpo, inclusive o digestivo. As posturas que incluem a leve torção da espinha, por exemplo, podem ser executadas por quase qualquer pessoa e promovem a boa digestão.

As posturas em que o praticante se dobra sobre o próprio corpo, abraçando as pernas, por exemplo, também massageiam os órgãos vitais, incluindo os intestinos, facilitando a evacuação. O mesmo pode ser dito das posturas em que é preciso ficar de cabeça para baixo.

5. Beba muito líquido, mas não durante as refeições
É essencial manter o corpo hidratado, pois somos compostos por 75% de água. A água também torna as fezes mais maleáveis e previne a prisão de ventre. Portanto, beba bastante líquido, mas não enquanto come. Isso evitará o inchaço e a digestão lenta. A única exceção são os chás digestivos, como o de abacaxi, que podem ser bebidos (uma xícara, apenas) após as refeições, para melhorar a digestão, sobretudo após o almoço.

6. Coma frutas de sobremesa
As frutas, como o mamão, o abacaxi e a laranja, são muito benéficas para a digestão, e podem substituir os doces, ricos em gordura e açúcar, e que só tornam a digestão mais difícil. Adote esse hábito e confira seus muitos benefícios.

7. Consuma iogurte natural
iogurte_grego1O iogurte natural é o leite fermentado, sem adição de açúcares. Ele é perfeito para quem não digere bem a lactose, pois pode ser facilmente absorvido pelo organismo. Consuma com frutas e fibras, como a aveia, para melhores resultados, especialmente no café da manhã ou lanche da tarde. Os probióticos são outra categoria de alimentos recomendada para melhorar a digestão.

8. Evite o álcool e o fumo
O consumo de álcool em excesso pode prejudicar a motilidade estomacal e intestinal, dificultar o trabalho do fígado, um órgão fundamental para a digestão, causar prisão de ventre e diminuir a absorção de nutrientes. O fumo tem efeitos nocivos para todo o organismo, inclusive para a digestão.

9. Durma bem e evite o estresse
A falta de sono, o estresse, a ansiedade e o nervosismo têm um impacto direto sobre a saúde digestiva, e pode levar a carências nutricionais e até ao aparecimento de úlceras.

10. Não pule refeições
Por fim, um dica simples, mas que vale ouro: respeite os horários das refeições e não pule nenhuma. Ficar em jejum por longos períodos de tempo pode elevar a acidez estomacal e levar ao aumento de peso descontrolado, entre outros problemas, como a hipoglicemia.

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