11 lanches saudáveis que você pode comer após o jantar

11 lanches saudáveis que você pode comer após o jantar

Durante a noite, é comum que apresentemos aqueles famosos “desejos” por alimentos doces e calóricos, como pizzas e chocolate. Mas para manter-se na dieta, você precisa controlar a vontade de comer esses alimentos, e ao mesmo tempo dar ao corpo os nutrientes e sensação de saciedade que ele deseja.

Geralmente, não é recomendado comer após as 18h se você está tentando emagrecer. Isso porque durante a noite o metabolismo fica mais lento e o corpo queima menos calorias, também porque realizamos menos atividade física durante esse período.

snacks_noite_principalAlém disso, durante o sono, o organismo quase não gasta energia, e o excesso acumulado durante as horas em que estamos acordados é armazenado como gordura. Comer alimentos ricos em sódio, como frituras, ainda pode tornar a digestão difícil durante a noite e promover uma maior retenção de líquidos, fazendo com que acordemos no outro dia nos sentindo inchados – e realmente estamos!

E não adianta comer muito durante a noite e depois tentar “queimar tudo” praticando exercícios de alto impacto, como corrida, logo depois. Isso vai causar distúrbios da digestão e do sono, pois a circulação sanguínea acelerada tornará mais difícil para o corpo relaxar e descansar realmente.

Dito isso, por que não respeitar a fisiologia do seu organismo e deixar para consumir refeições mais substanciosas durante o dia, sobretudo no café da manhã e almoço? No jantar, prefira opções mais leves, e, caso surja aquela vontade de assaltar a geladeira, experimente os seguintes lanches saudáveis e pouco calóricos:

Lanches saudáveis para combater a fome noturna

1. Pipoca
Ao invés de consumir salgadinhos ricos em gordura, experimente pipoca feita com pouco óleo, temperada com sal, parmesão, ou pimenta calabresa em flocos ao invés de manteiga.pipoca

2. Abacate
Bastam algumas fatias de abacate fresco ou pasta salgada de abacate (guacamole) sobre uma tortilha integral ou uma fatia de pão multi-grãos para que você consuma um lanche saudável, rico em fibras e gorduras boas, apesar de ser calórico. Serão nutrientes e calorias que farão bem ao seu corpo.

3. Bananas
Elas contêm potássio e magnésio e são um relaxante muscular natural; com seu alto teor de carboidratos, bananas lhe permitem dormir melhor e reduzem a fome imediatamente.

4. Iogurte grego
Iogurte naturalUma xícara tem pouco açúcar, mas muita proteína, então, você poderá se sentir saciada rapidamente. Você também pode misturar algumas frutas frescas para adoçá-lo.

5. Chocolate amargo
Consumir um único quadradinho ou até dois de chocolate com 70% de cacau ou mais contém menos açúcar e também mais antioxidantes que o chocolate ao leite comum.

6. Aveia
Uma pequena vasilha de aveia ou granola light com leite desnatado oferecerá um sentimento de saciedade que impedirá que você procure por mais comida durante a noite. A aveia também promove a movimentação intestinal, combate a prisão de ventre e ajuda a depurar o cólon de resíduos.

7. Frutas cítricas
Laranja, toranja, tangerina e outras frutas cítricas, como a acerola, são riquíssimas em vitamina C e outros antioxidantes, que só farão bem ao corpo, sem adicionar nenhum grama de gordura.

8. Homus
homus_aipo_cenouraUma porção de homus, ou pasta de grão-de-bico, com aipo ou palito de cenoura, oferecem uma opção deliciosa, leve e com um toque crocante para seu lanche noturno.

9. Tofu
Misture o tofu com ervas, alho e seus temperos prediletos para passar em fatias de pão integral light.

10. Ovos cozidos
wrap_saudavelOvos cozidos são ricos em proteína, ferro e nutrientes, e oferecem uma boa opção se você busca algo mais substancioso. Ovos de codorna também são uma boa ideia para snack. Se preferir fazer ovos fritos ou mexidos, use uma frigideira anti-aderente com apenas algumas gotas de azeite ou até de água.

11. Panqueca de farelo de aveia
A receita clássica da Dieta Dukan conquistou o Brasil, por promover a saciedade e ser rica em fibras e nutrientes, além de pouco calórica. Numa vasilha, misture duas colheres de sopa de farelo de aveia, um ovo, um pouco de água e sal e frite numa frigideira anti-aderente, com algumas gotas de azeite. Vire a panqueca para que cozinhe bem dos dois lados. Recheie com frango desfiado e requeijão light.

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