6 Ingredientes que São Excelentes Esfoliantes

6 Ingredientes que São Excelentes Esfoliantes

Para uma pele perfeita é necessário fazer esfoliação pelo menos uma vez por semana. A esfoliação é o processo de massajar o face usando cosméticos, que podem ser ter a formulação de gel ou creme, que possuem partículas duras de pequenas dimensões. Estas partículas vão permitir remover as células mortas pelo que a pele fica com aspeto mais limpo e luminoso. Pode encontrar muitos produtos esfoliantes à venda, contudo existem ingredientes na sua cozinha que também dão excelentes esfoliantes.
Aqui são descritos 6 ingredientes que se podem encontrar em todas as cozinhas e que são excelentes esfoliantes.2

1 – Pasta de Amêndoas
As amêndoas são uma excelente fonte de vitamina E, uma vitamina que nutre a pele e traz de volta o brilho natural dela. Além da vitamina E as amêndoas possuem ainda vitamina D que permite manter a pele hidratada. Parta as amêndoas de forma grosseira até obter algo semelhante a um pó. De seguida misture as amêndoas partidas com algumas gotas de suco de limão, farinha de grão-de-bico e uma colher de chá de leite frio. Use esta pasta como um esfoliante e depois lave a cara. O uso regular de pasta de amêndoas vai deixar a sua pele mais brilhante.

2 – Nozes
Existem numerosos esfoliantes à base de nozes disponíveis no mercado. A textura áspera e as propriedades das nozes fazem destas um excelente esfoliante. As nozes são também ricas em ácidos gordos essenciais que permitem melhorar a elasticidade da pele.

3 – Feijão-Preto3
Repleto de sais minerais o feijão preto é outro ingrediente que se pode encontrar na cozinha e que é excelente como esfoliante. Para preparar o esfoliantes começa-se por demolhar o feijão-preto. De seguida deve moer metade de uma xícara de feijão e juntar uma colher de sopa de manteiga de garrafa (ou ghee) e duas colheres de sopa de leite. Aplique esta pasta cerca de três vezes por semana para obter uma pele mais luminosa.

4 – Feijão-da-China ou Feijão-Mungo
Este tipo de feijão é rico em vitamina A e C que ajudam a nutrir a pele ao mesmo tempo que faz a esfoliação. A pasta esfoliante de feijão-mungo, óleo de amêndoas e mel quando usada corretamente fornece um brilho natural à pele.

5 – Arroz
O arroz possui grandes quantidades das vitaminas E, K e B6 pelo que ajuda a esfoliar e a revitalizar a pele. Adicione mel ao pó de arroz e irá ter um excelente esfoliante para corpo e cara. O arroz é um esfoliante bastante suave mas eficaz pelo que irá eliminar todas as células mortas da sua pele de forma fácil e confortável.

6 – Pérola de Tapioca5
Pérolas de tapioca, também conhecido por sagu, são também um ingrediente esfoliante. Fazer uma máscara espessa preparada com pérolas de tapioca deixa qualquer pele limpa e suave. A máscara é preparada cozinhando tapioca com suco de limão. Deixe arrefecer e quando estiver a temperatura ambiente adicione uma colher de chá de argila de terra fuller e uma colher de sopa de açúcar mascavado. Pode usar esta mistura para fazer uma massagem ou aplicar como máscara.