12 maneiras de economizar durante viagens

12 maneiras de economizar durante viagens

Viajar é tudo de bom. Além de ser muito relaxante, também amplia nossa visão de mundo. É bem correto aquele dito popular que afirma: “Ninguém volta igual depois de uma viagem”.

Talvez, o maior empecilho para quem gosta de viajar seja a falta de dinheiro. Sobretudo quando o Brasil passa por momentos de alta do dólar, viajar fica quase impraticável, por causa do preço das passagens aéreas e, se a viagem for para o exterior, também devido a custos com hospedagem.

Neste artigo, vamos dar 12 dicas simples para economizar nas suas andanças, tornando mais frequentes as suas viagens e estimulando o saudável hábito de viajar o máximo possível.

“O mundo é um livro, e aqueles que não viajam
leem apenas uma página”.

aviao1. Compre passagens aéreas entre terça e quinta-feira
Se você puder, compre passagens aéreas no meio da semana, evitando segundas e sextas-feiras, além dos finais de semana. É fácil perceber que a esmagadora maioria das pessoas prefere viajar nessas datas, ou só pode viajar nessas datas, o que aumenta a demanda e, consequentemente, os preços das tarifas.

Vá na contra-mão e organize-se para ir e voltar entre terça e quinta-feira, e não esqueça de comprar passagens e pacotes com a maior antecedência possível.

2. Acumule milhas no cartão de crédito
Escolha um cartão de crédito que tenha um programa de pontos vantajoso e concentre o pagamento de todas as suas contas nele. Energia, compras de supermercado, IPVA do carro, seguro, compras diversas – tudo para acumular muitos pontos. Você poderá usá-los para conseguir bons descontos.

viajar_principal3. Viaje em grupo
É difícil organizar uma viagem em grupo. Mas três pessoas que pensam parecido já podem ser consideradas um grupo, para fins de viagem. Vocês poderão dividir todas as despesas, com hotel, alimentação e passeios. Além disso, pode ser bastante divertido e mais seguro. Só tenha certeza de que a afinidade é grande entre vocês. Não há nada pior do que conflitos interpessoais para estragar uma viagem.

4. Alugue uma casa ou apartamento
Muitas pessoas torcem o nariz para alugar imóveis quando viajam, diante da perspectiva de ter que assinar um contrato e assumir outras responsabilidades. Mas famílias e grupos grandes de viajantes podem economizar muito com o aluguel, que pode ser dividido. Sites como o airbnb.com facilitam muito este processo, e oferecem opções de hospedagem às vezes mais confortáveis que um hotel.

5. Evite os destinos mais procurados
Procure as cidades próximas às mais badaladas para se hospedar. Geralmente, os preços caem muito apenas porque você preferiu se hospedar a poucos quilômetros dos centros turísticos mais visitados.

6. Faça como os locais
Evite os lugares “pega-turista”, como restaurantes e bares. Observe a população local do lugar e pergunte onde é melhor comer, comprar e se hospedar. Pesquise também opções de transporte mais baratas, como ônibus e o metrô.

7. Planeje bem e controle seus gastos
Uma viagem é também um excelente treinamento financeiro. Você terá que controlar seus gastos, se não quiser voltar mais cedo para casa ou passar por dificuldades ainda maiores. Tenha um caderno específico para isso, ou use planilhas do Excel. Existem também diversos aplicativos que podem lhe ajudar neste sentido.

8. Hospede-se na casa de amigos
Viagens pelo Brasil podem ficar mais baratas se você puder economizar na hospedagem. Para não incomodar seus amigos e parentes, você pode dividir uma parte da estadia na casa deles e a outra parte num hotel. Os custos caem bastante e você ainda mata a saudade.

9. Conheça outros viajantes e aproveite dicas
Pergunte a outros viajantes, online ou não, quais as principais dicas para aproveitar melhor um destino sem gastar muito. No site projetoviravolta.com, por exemplo, você encontra dicas valiosas dadas por pessoas comuns, como você, que adoram viajar.

guia_de_viagem10. Invista em bons guias de viagem
Existem guias de viagem específicos para quem não tem um orçamento muito alto. Eles são importantes para evitar contratempos, que geralmente custam mais. Além disso, você se sentirá mais seguro.

11. Excursões para quem gosta de excursões
Muitos viajantes não gostam de excursões, porque a ideia de passar uma semana dentro de um ônibus com mais 30 estranhos para um lado e outro não é a visão perfeita das férias. Outros, adoram esse estilo de viagem. A boa notícia para esse segundo grupo é que excursões são muito mais baratas, geralmente, porque os custos são divididos.

cruzeiro_viajar12. Vá de navio
Os cruzeiros caíram no gosto dos brasileiros há algumas décadas, e não é para menos.

Baratos, interessantes, luxuosos, eles permitem economizar não só nas passagens, mas também na estadia, alimentação e entretenimento, por unir tudo isso num só lugar.

Quem foi num cruzeiro geralmente quer ir de novo, e se arrisca em roteiros ainda mais longos e audaciosos, como os que cruzam o Atlântico.

Categorias: Saúde
Tags: Viagem, Viajar