Melhores exercícios para prevenir varizes

Melhores exercícios para prevenir varizes

Os problemas circulatórios podem causar vários transtornos para a saúde, dentre eles, estão as varizes, ou veias dilatadas, arroxeadas, que prejudicam a aparência das pernas e causam dor.

Elas ocorrem devido a um “afrouxamento” das válvulas presentes nas veias, que bombeiam o sangue venoso de volta ao coração para ser levado aos pulmões, onde receberá oxigênio novamente.

Como a válvula não se fecha da forma correta, o sangue volta para as pernas, ficando estagnado e formando pequenas bolsas inchadas na veia, dilatando-as e causando as varizes.

As varizes são mais frequentes em mulheres, mas também podem aparecer em homens. Geralmente, têm causas genéticas, ligadas à idade e estilo de vida. Pessoas que passam muito tempo em pé, sentadas e sedentários têm maior chance de apresentar o problema. Neste artigo, falaremos sobre atividades para aliviar seus sintomas e preveni-las.

Caminhadas

caminhadaA causa mais comum de varizes é o estilo de vida sedentário. Ficar sentado o dia inteiro ou não praticar exercícios regularmente pode causar problemas circulatórios, com o tempo. Portanto, recomendamos uma das atividades mais úteis, simples e baratas de fazer, e que manterá suas pernas ativas e livres de varizes.

Caminhar todos os dias por 30 minutos ajuda a manter o sangue circulando de forma saudável. Também é um excelente exercício físico para manter seu corpo em forma e para controlar o peso.

Alongamento

Outra maneira útil e fácil de manter sua circulação saudável é fazendo alongamentos das panturrilhas. Neste exercício simples, vamos ensinar você a alongar a panturrilha, músculo também conhecido como “batata da perna”.

Fique de pé, apoie os calcanhares firmemente no chão e levante o corpo na ponta dos pés, mantendo os dois pés bem juntos. Abaixe o corpo devagar, até tocar o chão com os calcanhares de novo. Repita várias vezes.

Bicicleta

bicicleta_exercicioAndar de bicicleta ou imitar esse movimento é uma ótima opção de exercício. Obviamente, você pode preferir pedalar uma bicicleta de verdade ou uma bicicleta ergométrica, mas, para quem não tem essas opções no momento, vamos explicar como imitá-lo em qualquer lugar, sem a ajuda equipamentos.

Basta deitar-se no chão sobre um tapete ou toalha e levantar suas pernas até um ângulo de 45°. Flexione os joelhos e finja que está pedalando. Além de exercitar os músculos da perna, esse exercício também trabalha os abdominais e as costas.

Movimentos circulares para varizes

Movimentos circulares ajudam muito para prevenir varizes. Deite-se de costas sobre uma toalha ou tapete e levante uma das pernas até chegar a um ângulo de 45° em relação ao corpo. Faça movimentos circulares, como se estivesse desenhando um círculo no ar com seu pé. Faça dez movimentos no sentido horário e mais dez no anti-horário.

Descanse um pouco e repita com a outra perna.

Massagens com óleos essenciais

Uma outra maneira de aliviar as dores das varizes, preveni-las e estimular a circulação sem gastar muito é fazendo uma auto-massagem com óleos essenciais.

varizes_como_prevenir_slideComece dos pés e suba até chegar às coxas, massageando sua pele e seus músculos com movimentos circulares, firmes, porém suaves. O objetivo é estimular a circulação sanguínea, e não machucar suas pernas. Alguns óleos essenciais, como o de alecrim, são mais indicados para essa finalidade, por serem muito energéticos.

O óleo essencial também vai hidratar a pele das pernas e nutri-las em profundidade. Só não utilize óleos com aromas artificiais e outras substâncias químicas em sua composição. Prefira os orgânicos. Eles custam mais, mas oferecem muito mais benefícios para a saúde.

Natação

A natação é um exercício físico indicado para melhorar quase qualquer problema de saúde. Por ser realizado dentro da água, é considerado um exercício de baixo impacto, que não sobrecarrega os ossos e as articulações.

Ao praticar natação, você estará estimulando a circulação sanguínea e relaxando os músculos das pernas, ao mesmo tempo em que os exercita. Além disso, movimentar-se dentro da água aumenta a sensação de bem-estar, o que diminui o estresse, o que também ajuda a manter sua saúde vascular.

Considerações finais

Apesar desses exercícios serem simples, sempre consulte um médico para saber se pode realizá-los sem riscos para a sua saúde. Um especialista poderá também indicar a rotina de exercícios mais adequada para você.

Categorias: Fitness