4 Exercícios Essenciais para Pessoas com Problemas nos Joelhos

4 Exercícios Essenciais para Pessoas com Problemas nos Joelhos

Problemas musculares, ósseos ou articulares afetam muito a vida e a forma como as pessoas se movimentam. Ter por exemplo lesões nos joelhos leva a que se deixe de praticar desporto ou qualquer atividade física de modo a evitar o aparecimento de mais problemas ou simplesmente porque se considera ter joelhos instáveis ou fracos. Contudo seria mais proveitoso para a saúde realizar exercício físico desde que seja de forma adequada e correta. Os problemas de joelhos não se devem transformar em uma desculpa para ser fisicamente inativo.
Neste artigo são descritos 4 exercícios que podem ser praticados e permitem reforçar a estrutura dos joelhos. Não deixe os seus joelhos impedi-lo de desfrutar a vida e continue movendo-se de forma livre.

1 – Agachamentos parciais em vez de totais
Quem tem joelhos ruins deve evitar praticar agachamentos completos e profundos. Problemas nos joelhos, incapacidade muscular e estar fora de forma podem tornar este exercício arriscado. Contudo não deve descartar os agachamentos do seu treinamento. A opção ideal é optar por realizar agachamentos parciais que permitem fortalecer os joelhos. A ideia é manter os joelhos sobre ou um pouco atrás dos dedos dos pés e faça força puxando o umbigo para dentro em direção à coluna vertebral. Coloque uma cadeira por baixo e finja que se vai sentar para ter uma medida do quanto deve descer. Faça 8 a 12 repetições, sem se sentar, descanse uns segundos e repita mais 2 vezes.

agach.-cadeira


2 – Elevações laterais de pernas
A elevação lateral de perna é outro exercício que pode ser realizado sem risco de ferir os joelhos ma vez que não envolvem o movimento de dobrar os joelhos. Deite-se de lado, mantendo uma parte lateral do corpo sempre no chão. Manter a cintura e a perna que está por baixo sempre no chão. Mantenha os pés esticados para fora e gentilmente elevar lentamente a perna que está por cima sem mover outras partes do seu corpo. Irá sentir o envolvimento dos músculos glúteos exteriores, os músculos que ajudam a estabilizar a coxa e o joelho. Fazer 2 a 3 sets de 8 a 12 repetições. Pode acrescentar um peso leve no tornozelo se quiser tornar o exercício um pouco mais rigoroso.

exercicios-para-bumbum-7


3 – Elevações do quadril mantendo a perna bem endireitada
Este exercício permite reforçar o joelho e estimular os músculos dos quadris. Deite-se de costas e mantenha uma perna dobrada um pé apoiado no chão e o joelho dobrado para ter estabilidade. A outra perna deve ficar estendida no chão. Levante o quadril e a perna. Deve levantar a uma altura semelhante à do joelho que se encontra apoiado no chão. Segure durante 5 segundos e baixe lentamente. Fazer 15 repetições e 3 sets para cada perna. Este é o exercício mais exigente deste artigo.exercicios-de-pilates-elevação-do-quadril1

4 – Fazer Step lentamente
Use um step de 5cm. Coloque o pé direito no step e suba usando apenas a perna direita. Sinta o esforço nos glúteos e parte interna da coxa. O exercício consiste em subir e voltar à posição inicial. Mover lentamente permite fortalecer os músculos estabilizadores. Faça 2 a 3 sets em cada perna de 8 repetições.

Categorias: Fitness, Saúde