4 Passos Para Recuperar O Animo Depois De Ocorrer Algo Triste

4 Passos Para Recuperar O Animo Depois De Ocorrer Algo Triste

A vida é feita de alegrias e desgostos. Nas ocasiões alegres tudo parece bem, temos energia e nada parece que nos pode afetar. Mas existem dias que simplesmente nos levam para baixo. A perda de um familiar, um desgosto amoroso ou um grande azar como um acidente de carro, são acontecimentos que deixam qualquer pessoa mais triste, em baixo e desmotivada. Cada pessoa reage de maneira deferente a estas situações sendo influenciada por fatores como família ou a saúde. Mas uma coisa é certa, estes acontecimentos traumáticos são mais rapidamente ultrapassados se formos mais positivos e conseguirmos ter uma reação forte contra os sentimentos de tristeza.

Se sofreu de algum acontecimento que o deitou abaixo tente ultrapassa-lo usando os quatro passos que são de seguida descritos.


1 – Coloque os pés no chãodesabafos

Quando parece que tudo à sua volta se desmorona é normal que sinta menos confiança em si e nas pessoas que o rodeiam tornando-se uma pessoa menos estável e receosa. Quando alguém está afetado emocionalmente e/ou fisicamente tem maior tendência para se isolar e aumentar o sentimento de culpa.

Evite o isolamento e tente ganhar um controlo da situação. Converse com familiares e amigos e irá sentir o controlo a reaparecer. Mas opte por contatos físicos, conversas pessoais com contato olhos nos olhos. Conversar por mensagens ou através de redes sociais pode não ter o mesmo poder.


Assuma-o-controle-de-sua-vida12 – Persiga a positividade

Realize atividades prazerosas e que provoquem emoções positivas. Obter e criar memórias e sentimentos alegres podem ajudar a evitar que se afunde mais profundamente no desespero. Conviva com o seu parceiro romântico, veja um filme ou combine uma saída. Para construir memórias positivas é útil participar em atividades, realizar algo, agarre-se ao que de positivo existe na vida.


3 – Enfrente os sentimentos mesmo que fique triste

Temos de compreender e encontrar algum sentido nos contratempos da vida, ou seja, deve-se enfrentar a culpa, a tristeza, a raiva, o desespero ou outro sentimento negativo. Evite fugas fáceis como o consumo de álcool ou droga. Comportamentos destrutivos ou compulsivos como o jogo, sexo ou compras, não permitem eliminar a negatividade para sempre pelo que melhor que tentar esquecer é enfrentar os problemas. Além disso os comportamentos de risco podem causar anda mais sofrimento e menor positividade.


4 – Volte a sairdiarios-de-motocicleta

Em alturas mais amargas e de sofrimento temos tendência a ficar sozinhos evitando pessoas e lugares que nos provocam memórias negativas, tristes, de erros ou contratempos. Voltar a uma rotina diária ajuda a encarar a vida mais rapidamente, a recuperar o domínio sobre o que sente. Por exemplo, quem sofre um acidente de carro não deve ficar sem andar de carro para sempre. Se não conseguir andar sozinho deve recomeçar acompanhado por amigos ou familiares ou então optar por começar a andar de transportes públicos até que se torne mais fácil a ideia de andar de carro.

Não existem um botão de reset para a nossa vida. Mas cada um de nós tem a força dentro de si para ultrapassar os problemas da vida. Não se deixe ficar triste por muito tempo.

Categorias: Saúde