5 Dicas Para Não Ter Problemas Em Uma Maratona

5 Dicas Para Não Ter Problemas Em Uma Maratona

Quando uma pessoa se sente preparada para participar numa maratona já tem consciência que o trabalho mais difícil já está feito porque já treinou longas corridas, muitos quilómetros percorridos e muitas horas de esforço. A única coisa que falta mesmo é enfrentar a maratona e conseguir terminá-la. Mas ter treinado muito bem não 7998d88b408cfb448ed8cb96968e52f95daesignifica que pode passar sem planejar a corrida. Um planeamento pré-corrida permite reduzir o estresse provocado por este tipo de prova e a melhorar o desempenho durante toda a corrida. Tente chegar à linha de partida sem estresse e preparado e toda a corrida correrá melhor.
Aqui ficam algumas dicas de como preparar uma maratona.

1 – Planeie a manhã
No dia da corrida já terá um grande problema em mãos, o de correr uma grande quantidade de quilómetros, pelo que todas as outras preparações devem ser feitas no dia anterior.
Não se esqueça de planejar o transporte até à área de partida, as roupas necessárias para ficar quente antes do início e a comida. Ter dois despertadores é importante para não se atrasar.
Estes minutos de preparação no dia anterior vão reduzir o estresse no dia da corrida, permitindo manter a calma em vez de andar à pressa lodo de manhã.

marathon-nutrition2 – Treinar o dia da maratona, mesmo durante os treinos
É óbvio que para se participar em uma maratona são necessários muitos treinos para a preparação física ser a adequada. Mas uma questão importante é que no dia da maratona tudo deve ser semelhantes aos dias de treinamento, desde o pequeno-almoço ao aquecimento antes da corrida. Se quer tomar algo no dia da corrida como um pequeno-almoço mais energético, ou beber bebidas energéticas, é importante que treine estes aspetos durante os dias de preparação para evitar o choque antes de correr.

3 – Conheça o percurso da corrida
Cada maratona é diferente pelo que cada uma apresenta desafios diferente. Curvas fechadas, pisos tortuosos ou longos trechos de corrida solitária são exemplos de algumas situações que pode ou não encontrar durante corridas de longa duração. Estudar o percurso da corrida é a melhor forma de garantir que sabe o que irá enfrentar e permite escolher a melhor estratégia.Santiago_Maratona_42K_percurso

4 – Não fique ansioso antes de correr
Confie no seu treino e na sua formação. Não crie energias negativas que podem sabotar o seu desempenho mesmo antes de iniciar a corrida. Pense na corrida como uma forma de testar todo o seu treinamento e mantenha a confiança em si.

5 – Comece a maratona devagar e adquira um ritmo que permita chegar à linha de chegada
Uma corrida de longa duração e de muitos quilómetros não é ganha nos minutos iniciais. Mais importante que ter um início rápido é conseguir manter o seu melhor ritmo de uma forma constante. Conserve as suas energias durante os primeiros quilómetros e irá mais ser mais fácil chegar ao fim da corrida. Correr em esforço desde o início acelera o ritmo cardíaco e a exige um maior consumo de energia.

Agora já sabe, antes de sua próxima corrida deve gastar uns dias no dia anterior para organizar o seu equipamento e planejar a manhã da corrida. Você vai acordar com menos estresse e mais foco.

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