5 Erros Que Se Fazem Na Cozinha

5 Erros Que Se Fazem Na Cozinha

Quem quiser ter um pouco de trabalho consegue dominar a cozinha. Mesmo que não se torne um masterchef, de certeza que qualquer pessoa que se esforce um pouco consegue fazer um esparguete e aprender a escolher os melhores vegetais. Mas existem sempre erros que são cometidos na cozinha e que podem ser facilmente evitados.
Neste artigo são descritos alguns erros que são muito comuns nas cozinhas das casas de todo o mundo. Vamos ver se comete algum destes erros:

1 – Guardar alimentos em cima do frigorífico
Para quem tem pouco espaço em casa o topo do frigorífico pode parecer um excelente local para armazenar alimentos que não têm de ser guardados no frio. O frigorífico libera calor pelo que os alimentos por cima do frigorífico na sua cozinha estragam-se de forma mais rápida.

2 – Colocar as frutas e os legumes na mesma gaveta do frigorifico14frigorífico
Colocar os legumes e as frutas na gaveta do frigorífico ajuda a preservar a sua frescura. Contudo alguns frigoríficos têm duas gavetas, pelo que as frutas devem ser colocadas em uma e os legumes na outra.
As maças e as bananas são o exemplo de algumas frutas que libertam gás etileno, que faz com que os vegetais amadureçam mais depressa e se estraguem. Por outro lado é importante deixar tomates e frutas com caroço como o pêssego de fora do frigorífico para que a sua textura.

Também é importante não sobrecarregar as gavetas uma vez que a maioria dos vegetais sem uma circulação de ar correta apodrece mais rápido.

3 – Embalar comida quente em embalagens de plástico
Colocar as sobras no frigorífico o mais rápido possível reduz o risco de desenvolvimento de baterias nocivas que podem causar intoxicações alimentares. Mas os recipientes de comida de plástico contêm produtos como o BPA ou o BPS, que foram associados a aumento de obesidade. Assim se guardar as sobras ainda quentes nestes recipientes o calor pode levar à transferência destes produtos químicos passem para a sua comida.

Untitled5

O melhor é mesmo comprar recipientes de vidro ou cerâmica uma vez que estes são livres de BPA e BPS.

4 – Usar até ao fim as especiarias e ervas aromáticas
Todos sabemos que é muito importante poupar e não desperdiçar comida e ingredientes. Mas as especiarias e as ervas começam a ficar sem gosto e sem sabor depois de mais de um ano abertas. Elas continuam boas para colocar nos cozinhados mas não vão dar nenhum gosto ou aroma diferente.
Para maximizar as especiarias o melhor é comprá-las em quantidades menores. Se sabe que não usa muito tente comprar a menor quantidade disponível no mercado. É importante manter os frascos bem fechados e armazena-los longe do calor e da luz direta.76766401

5 – Abrir o forno para verificar o que está a cozinhar
Ninguém quer estragar comida porque a deixa queimar, estando demasiado tempo ao forno, mas estar sempre a abrir a porta do forno não é propriamente uma boa ideia. Abrir o forno liberta demasiado calor pelo que a temperatura do forno está sempre a baixar. Assim os cozinhados demoram mais tempo e gastam mais energia.

Categorias: Alimentação