5 Poses de Ioga que Fortalecem os Ossos

5 Poses de Ioga que Fortalecem os Ossos

A perda de massa óssea é um problema que passa despercebido às pessoas na maior parte das vezes acabando por ser responsável por fraturas e dores nas articulações. Isto torna-se mais preocupante se pensarmos que muitas das vezes as faturas acabam por condicionar de forma significativa a vida das pessoas, muitas vezes até ao fim da sua vida. Só as pessoas idosas estão mais alertadas para problemas como a osteoporose, contudo este é um problema que pode afetar jovens também. Portanto o importante é prevenir a degeneração óssea. Uma dieta equilibrada é essencial para evitar 2 CADEIRAa perda de massa óssea mas existem outras práticas que podem ajudar nesta prevenção, como é o caso do ioga. O ioga ajuda a retardar o processo de degeneração óssea em zonas como a coluna, quadris ou punhos.
Neste artigo são descritas algumas das posições de ioga que podem ajudar a retardar a perda de massa óssea.

1 – Posição da cadeira ou Utakatasana
A posição da cadeira é muito boa para fortalecer os músculos e ossos dos quadris, uma das zonas mais afetadas quando existe quadro de osteoporose. Nesta posição a pessoa fica como que sentada no ar, isto é, sentada sem um apoio ou cadeira, pelo que é uma ótima posição para melhorar o equilíbrio. Isto é relevante porque o treino do equilíbrio ajuda a diminuir o risco de quedas que podem levar a fraturas.

3 PONTE2 – Ponte
Esta posição, também conhecida por Setubandhasana, permite esticar toda a zona do peito, pescoço e costas. É um bom exercício para libertar a pressão das costas porque ajuda a relaxar e exercitar os músculos desta zona do corpo. Ao aliviar a pressão das costas permite que a coluna se mantenha forte e saudável.

3 – Posição de triângulo ou Trikonasana
Esta posição é benéfica para os ossos e também para tonificar a barriga. Neste exercício são feitos movimentos em que a pessoa se dobra lateralmente e que permitem fazer um alongamento suave e contínuo de todo o corpo. Além disso reforça toda a zona inferior da coluna vertebral e costas pelo que ajuda a evitar fraturas de compressão.

4 – Posição da cobra
Bujangasana, mais conhecido por posição da cobra, é uma excelente posição para fortalecer vários ossos do corpo como pulsos, braços, coluna vertebral, ombros e até mesmo cotovelos.

5 – Posição do guerreiro ou Virabhadrasana5 GUERREIRO
Esta é uma posição baseada num guerreiro mítico. É uma postura bastante forte que permite exercitar a zona das pernas, glúteos e costas. Como acontece na posição de ponte também esta posição permite relaxar e aliviar a pressão na coluna. Enquanto os músculos das pernas e glúteos são esticados e colocados sobre pressão a coluna vertebrar relaxa.

Estes são uns belos exercícios que ajudam os ossos a manter-se fortes e saudáveis. Praticar estas posições 10 minutos por dia é uma excelente forma de prevenir a degeneração óssea ao mesmo tempo que ajuda a manter o seu fitness. Pode completar a prevenção tomando alguns suplementos alimentares ou medicamentos que contenham cálcio, vitamina D e glucosamina.

Categorias: Fitness, Saúde