6 motivos para caminhar na praia pela manhã

6 motivos para caminhar na praia pela manhã

Quem mora perto da praia pode se sentir privilegiado, pois o mar tem propriedades muito benéficas para a saúde e para o bem-estar.

Você já deve ter notado que os bebês tomam um banho de sol matinal várias vezes durante seus primeiros meses de vida, uma recomendação médica para a criança crescer forte e saudável.

Mas não só as crianças precisam tomar sol regularmente. Pessoas de todas as idades precisam receber luz solar, sobretudo nas primeiras horas da manhã, durante a vida inteira, para sintetizar vitaminas essenciais, que participarão da formação de ossos e tecidos do corpo.

Neste artigo, convidamos você a contemplar seis motivos para começar o dia caminhando à beira-mar.

1. Permite a síntese de vitamina D

Cerca de 90% das nossas necessidades de vitamina D é suprida pelos raios UVB do sol. Os demais 10% nós obtemos através da alimentação, consumindo alimentos como gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, leite, manteiga e alguns peixes.

relaxar_praia_redePara obter uma boa dose de vitamina D, faça uma caminhada de cerca de 20 minutos antes das 10h da manhã, de preferência, na praia, mas qualquer lugar ensolarado serve, mesmo que você não possa caminhar (tomar sol na varanda de casa também proporciona ao corpo uma boa dose de vitamina D).

Durante o período, não use filtro solar, pois o produto bloqueia os raios que permitem ao corpo sintetizar a vitamina D, no fígado. De lá, a vitamina segue pela circulação sanguínea e proporciona ossos fortes e saudáveis, livres de osteoporose, pois a vitamina D melhora a absorção de cálcio pelo organismo.

2. O iodo combate fungos e faz bem às unhas

O iodo presente na água salgada do mar é um agente anti-fúngico, que combate doenças, como as micoses. Também faz bem para as unhas, tornando-as mais fortes. Além disso, o iodo está relacionado ao bom funcionamento da glândula tireóide, que tem uma série de funções para o metabolismo. Banhos de mar de dez minutos três vezes por semana já são suficientes para colher esses benefícios.

3. A areia da praia tonifica músculos

Caminhar na areia da praia exige mais esforços dos músculos das pernas, tornando-os mais saudáveis. Para evitar problemas de coluna, use o tênis certo para seu tipo de pisada.

Se quiser um nível de dificuldade ainda maior, pode caminhar sobre a areia fofa, que tem efeitos positivos sobre as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris, mas nunca corra descalço por longas distâncias na areia da praia.

4. Esfolia a pele dos pés

Caminhar na areia da praia tem um benefício adicional: esfoliar a pele dos pés, renovando as células naturalmente. A água do mar também limpa as unhas e amolece calos e rachaduras nos calcanhares, facilitando uma limpeza profunda dos pés.

Ao chegar em casa, após tomar um banho de água doce, você pode finalizar os cuidados com um escalda-pés aromático com óleos essenciais de lavanda, coco ou amêndoas. Depois, massageie pernas e pés com seu hidratante preferido.

praia_por_do_sol

5. Limpa os pulmões

O ar puro e rico em iodo que vem do oceano é muito bom para descongestionar as vias aéreas e proporcionar aos pulmões o abastecimento de oxigênio de que precisam para oxigenar o corpo todo.

A união entre sol e ar puro que a praia nos proporciona faz com que o corpo se sinta cheio de energia, algo muito reparador para quem sofre com alguma doença, não só das vias respiratórias. Uma temporada à beira-mar fortalece o sistema nervoso e imunológico, ajudando o organismo a combater todo tipo de moléstias.

6. Combate a ansiedade, a depressão e melhora o humor

alegria_praia_amigosÉ verdade: não há mau-humor que resista a um dia ensolarado na praia. Até quem sofre de depressão e ansiedade pode se sentir melhor com caminhadas diárias pelo litoral. O sol e o mar estimulam a produção dos chamados “hormônios do bem-estar”, como a endorfina, e inibem a produção do cortisol, o hormônio do estresse.

Além disso, meditar ou relaxar de frente ao mar, no nascer ou pôr do sol, ajudam a mente a entrar num estado de calma e tranqüilidade, extremamente benéficos para saúde como um todo.

Categorias: Saúde