6 Passos para um Estilo de Vida Saudável

6 Passos para um Estilo de Vida Saudável

Atualmente é comum ouvir falar em vida saudável ou estilo de vida saudável. Mas como viver uma vida assim? Aqui poderá aprender ap1lguns passos que permitem tornar a sua vida mais saudável.

1º Passo: Fazer um check-up

Um passo importante para uma vida saudável é conhecer o seu estado de saúde. Medir o seu peso corporal ou índice de massa corporal, ir ao médico de família, a avaliação da atividade física que é realizada ou realizar um diário da comida ingerida permite obter mais informações sobre o seu estado de saúde.

2º Passop2: Mover-se mais

Aumentar a quantidade de exercício físico semanal ajuda a melhorar a qualidade de vida. Não é necessário uma ida ao ginásio para realizar exercício físico. Pode optar-se por uma caminhada a pé com amigos ou aulas de dança. O exercício não deve ser visto como um sacrifício mas como algo divertido. Não esquecer que 10% de algum exercício é melhor que 100% de nenhum exercício.

3º Passo: Melhorar a alimentação

Opte pelo pensamento “Eu escolho” em vez do comum “Eu deveria”. Mantenha o controlo sobre a sua alimentação, faça a decisão e siga em frente. Ao “escolher comer fruta” está usando uma linguagem mais forte que permite uma maior motivação.

Deve-se optar também por comer entre 5 a 9 vezes por dia e não comer em grande quantidade e poucas vezes. Ficar muitas horas sem comer vai fazer com que o nosso organismo tenha maior necessidade de nutrientes, acabando por absorver

mais calorias e hidratos de carbono em cada refeição. Ande sempre acompanhado de uma fruta ou bolacha para ir comendo de três em três horas.

4º Passo: Controlar o Estresse

Desenvolver formas de eliminar o estresse é essencial para o bem-estar. Quem nunca viu uma cena de filme ou novela em que a personagem grita para uma almofada, de forma a eliminar a sua raiva? Esta ou outras estratégias como correr ou isolar-se num local relaxante permitem combater situações de estresse. É possível praticar atividades como o yoga para a manter o nível de estresse baixo.p3

5º Passo: Dormir Melhor

Dê prioridade ao sono, dormir é tão importante como o exercício ou a alimentação.
As 8 horas de sono são importantes para o descanso e restabelecimento de energia do organismo. Se tem dificuldade em dormir não deve ver tv nem estar ao computador uma hora antes de deitar por causa da luz intensa que estimula o nosso cérebro. Opte por ler um livro por exemplo. Também não deve realizar exercício intenso antes de ir para a cama porque também estimula o nosso organismo.

6º Passo: Melhor seus relacionamentos

A vida é para ser vivida e não devemos ser egocêntricos e pensar em questões pessoais como se dormimos bem ou comemos o que é mais saudável possivel. Numa sociedade cada vez mais ligada a internet é importante dar valor às relações interpessoais. Os relacionamentos através de redes sociais online são saudáveis, desde que não sejam o único. Já DeWall, psicólogo da Universidae de Kentucky defende que se deve procurar amigos ou colegas de trabalho para socializar para além dos relacionamentos online.

Categorias: Saúde