7 Dietas Muito Populares na Atualidade

7 Dietas Muito Populares na Atualidade

A dieta consiste no planeamento dos alimentos que se consomem, comida e bebida, a fim de conseguir obter um resultado específico. Existem cada vez mais tipos de dietas, existindo dietas para ganhar peso, perder peso, reduzir o colesterol ou simplesmente para viver uma vida mais saudável.
Este artigo fornece informações sobre algumas das dietas mais comuns nos dias de hoje.

1 – Dieta de Atkins
Esta dieta baseia-se no controlo dos níveis de insulina no nosso corpo através do que se ingere. O consumo em excesso de carboidratos produz um aumento dos níveis de insulina, logo o organismo irá armazenar muita da energia consumida. Sendo assim, e de modo a obrigar o nosso corpo a usar a gordura armazenada, as pessoas que seguem a dieta de Atkins consomem maior quantidade de proteínas de modo a evitar aumentos de insulina no organismo.

atkins-piramide

 

2 – Dieta da Zona
Como a dieta de Atkins, também a dieta da zona se foca no controlo dos níveis de insulina. A diferença é que esta dieta incentiva o consumo de carboidratos bons como é o caso do azeite e carboidratos não refinados.

 

dieta-dunkan

 

 

3 – Dieta dos Vigilantes do Peso
Os seguidores desta dieta focam-se na perda e controlo do peso corporal através da dieta, do exercício e da partilha de experiências em grupo ou em rede. Esta dieta é indicada para quem conseguiu perder algum peso e tem medo de o voltar a ganhar. As reuniões na rede de apoio, tanto fisicamente como online, permite obter informações úteis sobre a perda e a manutenção do peso.

vigilante-do-peso-1

 

 

4– Dieta Vegetariana
Na dieta vegetariana não se ingere carne. Contudo existem diferentes tipos de dieta vegetariana conforme as pessoas optem por comer ou não alimentos provenientes dos animais como leite ou ovos ou se comem ou não peixe. A maioria dos vegetarianos não come alimentos de origem animal, com exceção do mel, ovos e lacticínios.
Ao longo dos anos os estudos demonstram que quem segue a dieta vegetariana possui menor peso corporal, sofre de menos doenças e tem maior esperança de vida do que as pessoas que comem carne.

5 – Dieta Vegan
A dieta Vegan é semelhante à dieta vegetariana, mas é seguida por pessoas mais dedicadas. O veganismo não é apenas uma dieta, é um estilo de vida e as pessoas aderem a esta dieta não apenas por causa da saúde mas também por razões éticas e ambientais. Os vegans não comem nada que provenha dos animais, incluindo ovos ou mesmo mel.

6 – Dieta à base de Alimentos Crus
Este tipo de dieta envolve o consumo de alimentos e bebidas que não são processados, idealmente alimentos à base de plantas e biológicos. Ou seja, nesta dieta não são consumidos alimentos cozinhados nem alimentos produzidos industrialmente como os congelados ou enlatados. Em vez destes alimentos são ingeridas saladas, vegetais crus e frutas.

7 – Dieta Mediterrânica
Esta é uma dieta característica de países do Sul da Europa como Portugal, Espanha e Grécia. Esta dieta dá ênfase ao consumo de vegetais, feijão, azeite, lacticínios, pequenas quantidades de carne de aves e carnes vermelhas, peixe e vinho em dose moderada. Neste tipo de dieta existe um consumo de 30% de gordura, mas que apenas 8% correspondem a gorduras saturadas.

 

E são estas as dietas com maior projeção na sociedade atual. Não se esqueça que se optar por alguma delas deve informar-se junto de um médico ou nutricionista de modo a evitar deficiências nutricionais.

Categorias: Alimentação, Dietas