7 Remédios Caseiros para a Dor de Dentes

7 Remédios Caseiros para a Dor de Dentes

A higiene oral correta é essencial para evitar problemas de saúde dentária como tártaro, cáries e dores de dentes. Contudo mesmo fazendo uma correta lavagem dos dentes podem aparecer situações de dores de dentes. E é em situações de emergência de dor dentária que é importante termos alternativas para reduzir a dor. Situações de cáries, dentes quebrados, abcesso e sensibilidade dentária podem causar muita dor e um grande desconforto por isso o melhor é saber como atuar para reduzir a dor.
Em casos de emergência é possível tomar medicamentos anti-inflamatórios ou optar por alguns remédios caseiros que ajudam a reduzir e até mesmo a eliminar a dor dentária. Neste artigo são descritos alguns remédios caseiros que promovem um alívio rápido da dor de dentes.

1 – EspeciariasSem Título
Existem especiarias que podem ser usadas não só para eliminar a dor mas também para desinfetar a área afetada. Gengibre fresco e pimenta caiena são ótimas escolhas nestes casos. Pegue em quantidades iguais destas duas especiarias moídas e junte água. O objetivo é formar uma espécie de pasta. Depois mergulhe uma bola de algodão na mistura até que sature e coloque-a no dente. Cuidado para evitar língua e gengivas porque as especiarias podem queimar zonas da mucosa mais sensíveis.

CRAVO-DA-%C3%8DNDIa++-+%C3%93LEO,+EXTRAT+E+TINTURA2 – Óleo de Cravo-da-Índia
Este é um remédio calmante da dor de dentes muito tradicional. Coloque duas gotas de óleo de cravo-da-índia numa bola de algodão e coloque-a contra o dente até que a dor diminua. Em alternativa pode mastigar um pouco da planta fresca para que ocorro liberação do seu óleo essencial. Este óleo tem propriedades anestésicas, antioxidantes e antibacterianas pelo que é uma excelente ferramenta em situações de dores de dentes.

3 – Terapia Quente e Frio
Como todas as lesões do corpo humano também na dor de dentes a aplicação de calor e frio podem tornar a área afetada insensível à dor. Pegue em um bloco de gelo e segure-o contra a bochecha. Use um pano para cobrir o gelo para não provocar lesões pelo frio na pele do rosto. Deixe atuar durante alguns minutos. De seguida troque o gelo por uma compressa embebida em água quente. Isto irá diminuir a dor por uma boa porção de tempo.

4 – Ervas e Chás
Muitas ervas e chás possuem grande quantidade de ácido tânico, um ótimo composto para aliviar a dor de dentes. Pode pegar por exemplo hortelã-pimenta seca e ferver em uma xícara de água. Deixe de molho durante 20 minutos. Quando o chá arrefecer bocheche um pouco em sua boca e deite fora. Como alternativa pode colocar um saco de chá quente e húmido contra o dente afetado.aguasal

5 – Água Salgada
Misture uma colher de sopa de sal em um pequeno copo de água morna. Agite-a bem dentro da sua boca durante algum tempo e depois deve cuspi-la. Repita conforme necessário.

Estes são alguns dos remédios caseiros que podem ser usados. Contudo nenhum deles remove a necessidade de visitar o seu dentista para um correto diagnósticos da situação. Estes remédios apenas devem ser usados para aliviar a dor até à consulta.

Categorias: Saúde