8 Coisas que não se devem fazer no exercício

8 Coisas que não se devem fazer no exercício

Já é mais que sabido que o exercício físico melhora a qualidade de vida e o bem-estar. A maioria das pessoas também3-Common-Workout-Mistakes-that-Make-You-Look-Weak_2 já tem a noção de que não é necessário um exercício físico demasiado intenso para se obter resultados relevantes para a saúde. O que muitas pessoas não sabem é que é possível cometer muitos erros ao praticar exercício físico, seja antes, durante ou depois do treino. Este artigo explora e identifica alguns desses erros.

 

1 – Ignorar os alongamentos
Realizar alongamentos tem vantagens. Os alongamentos permitem esticar os músculos mais sacrificados durante o exercício e permite o recobro mais rápido dos músculos, pelo que se irá sentir mais ágil. Além desta vantagem, o processo de alongamento dos músculos pode melhorar o seu crescimento. Não caia no erro de pensar que os alongamentos são só para os profissionais.

2 – Praticar Cardio em Excesso
Claro que se realizar 2 minutos de cardio não irá obter nenhum resultado, contudo também não pode praticar em excesso. O cardio deve ser balanceado por forma a obter resultados sem ter de chegar a exaustão sempre que faz exercício. Deve-se apostar numa duração do cardio entre os 25 -40 minutos.

work3 – Dormir pouco
Não pense que dormir pouco não afeta o seu exercício. Ao se privar do sono irá ter menos energia, será mais lento e menos focado nos exercícios, acabando por desistir ao primeiro cansaço ou simplesmente nem começa o treino. Dormir pouco pode resultar numa alteração dos níveis de hormonas, em especial das hormonas relacionadas com o estresse e o humor.

4 – Controlar os desenvolvimentos só pela balança
É perfeitamente normal que uma pessoa pratique exercício para se manter em forma e perder alguns quilos. Já não é tão normal só pensar quanto irá pesar ao fim do exercício. O peso é um valor relativo! Sabia por exemplo que o músculo é mais pesado que a gordura? Por isso não é correto basear a sua perda de peso só na escala de uma balança.
Outro facto importante para esta questão é a possibilidade do valor de peso das mulheres poder sofrer flutuações conforme se encontrei ou não no período menstrual.

5 – Basear-se num parceiro de treino
O nível de preparação e a endurance é diferente de pessoa para pessoa. Não é correto seguir o mesmo plano de trabalho de outra pessoa, mesmo que esta também se esteja a iniciar no ginásio. Mesmo procurar a motivação junto de outra pessoa é errado, ela pode faltar por preguiça ou por ter um dia muito ocupado e você acaba por faltar ao exercício porque não irá conseguir encontrar motivação.

6 – Não ter tempo para Repousar e Recuperar
É importante dar tempo ao corpo para recuperar. Mesmo que faça exercício ligeiro, como uma corrida diária, deve guardar pelo menos o fim de semana para relaxar sem correr. É importante deixar o repousar. Planeie corretamente Motivateos tempos de exercício ligeiro, intenso e o repouso de modo a impedir lesões ou danos musculares.

7 – Não planear o dia
Se pensa realizar exercício de uma forma regular convém que altere alguns hábitos diários. Imagine só, vai trabalhar o dia todo, é um dia muito estressante, no fim do dia chega a casa e lembra que marcou ir a uma aula de ginásio. O mais provável é nem ter vontade de fazer o jantar quanto mais ir no ginásio. Neste caso o ideal seria ou tentar ir de manha ao ginásio ou levar logo o saco com roupa de treino e ir direto para o ginásio após o dia de trabalho, evitando assim ir a casa antes.

Estes são alguns dos erros cometidos por quem treina. Mude os seus hábitos. O seu corpo irá agradecer!

Categorias: Fitness