8 vegetais que não podem faltar na sua casa

8 vegetais que não podem faltar na sua casa

 

Sabemos que os vegetais são os alimentos mais saudáveis que existem, desde que sejam orgânicos. Não possuem gorduras, colesterol nem açúcares que façam mal ao corpo. Por não serem processados, também estão livres de conservantes e de várias outras substâncias que só fazem mal ao nosso organismo.

Pode ser que você goste mais de algumas frutas, legumes e verduras do que de outras. O certo é que todos são muito nutritivos e não devem faltar nunca na sua lista de compras. Entretanto, existem alguns que se destacam como fundamentais para uma dieta saudável, seja por sua versatilidade – podem ser combinados a outros alimentos ou cozidos de várias maneiras – seja pelos benefícios que trazem à saúde. Selecionamos oito vegetais assim: indispensáveis, e falaremos mais sobre cada um deles a seguir.

Frutas e vegetais indispensáveis na cozinha

laranja1. Cítricos: Laranja, limão, toranja, abacaxi, kiwi e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C e deliciosas. Podem ser combinadas com vários outros ingredientes, servir para molhos de saladas e carnes, como coberturas de tortas e bolos, podem ser consumidas puras, sob a forma de geleias, ou de vitaminas e sucos.

2. Batata: a batata é a base de várias sopas, cremes e purês, além de servir para preparar massas, como no nhoque. Também pode ser consumida cozida, salteada em azeite ou gratinada, ao forno.

Batatas fritas, apesar de não serem muito saudáveis, são um prato delicioso que todo mundo gosta de comer, ainda que só de vez em quando. As batatas-doces são mais nutritivas, têm mais fibras e menos carboidratos, mas seu sabor não agrada a muita gente, sobretudo às crianças.

3. Cebola: a “rainha das verduras” não é apenas deliciosa, é também anti-microbiana. A cebola tem uma acidez característica, mas, quando cozida ou refogada, se torna doce. Usada para uma infinidade de pratos, não pode faltar na cozinha. A cebola crua é mais saudável, mas cozida não perde seu valor nutricional. Rica em potássio, também ajuda a elevar o colesterol “bom”, ou HDL, protegendo a saúde do coração e do sistema cardiovascular.

Alho e saúde4. Alho: Assim como a cebola, o alho tem propriedades anti-sépticas, sendo eficaz para matar germes. Também é anti-inflamatório e fortalece o sistema nervoso, ajudando o corpo a combater uma série de infecções. Não é à toa que sempre consumimos chá de alho com limão e mel quando estamos gripados ou resfriados. O alho cru, amassado, também possui antioxidantes valiosos e ajuda a proteger o corpo inteiro de doenças degenerativas.

5. Gengibre: o gengibre é um condimento que caiu no gosto do brasileiro relativamente há pouco tempo, mas vale a pena tê-lo sempre à mão. Energético, pode ser usado para aumentar o apetite e melhorar a digestão. Também estimula a circulação sanguínea, ajudando a manter as artérias desobstruídas, e aquece o corpo. O gengibre é um ingrediente fundamental da culinária oriental, sobretudo da chinesa. O chá de gengibre pode ser usado para tratar doenças do sistema respiratório com bastante sucesso.

6. Repolho: O repolho é rico em ferro, vitamina A, B e em vários outros nutrientes. Também é barato, rende bastante e pode ser usado em diversas preparações culinárias. O suco de repolho cru é conhecido como remédio para úlceras. Mas você também pode consumi-lo em saladas, sopas ou refogados.

batido de bananaa7. Banana: Além de deliciosa, a banana também é nutritiva: rica em potássio, vitaminas A, C e B, também tem compostos que ajudam o corpo a fabricar serotonina, o hormônio do bem-estar. Não é por acaso que comer banana é tão bom. A fruta faz até as vezes de sobremesa, sendo mais nutritiva que doces. Além disso, a textura da banana a torna perfeita como base de vitaminas e smoothies, sobretudo congelada.

8. Cenoura: A cenoura é rica em vitamina A, que faz bem para os olhos. Rica em antioxidantes, a cenoura pode diminuir o colesterol “ruim” do sangue e proteger o coração. Também é bastante usada para tratar problemas digestivos. O suco de cenoura com laranja ajuda a combater a anemia. Coado e adoçado com mel, se torna uma bebida deliciosa para dar às crianças e nutri-las bem.

Esses vegetais são indispensáveis para quem gosta de uma dieta saudável, mas é claro que não excluem os demais. Existe uma imensa diversidade de vegetais, cada um com concentrações de nutrientes específicos. O importante é ter uma mesa com pratos variados, nutritivos e saborosos.

Categorias: Alimentação