9 benefícios do alho

9 benefícios do alho

O alho é conhecido por todo o mundo! Todos têm em sua casa esse condimento tão importante e saboroso. Em vários países ele é utilizado como o alimento básico da população e em outros tem diferentes usos.

Aqui no Brasil ele é amplamente utilizado como condimento para os pratos preparados. Para alguns ele é essencial, como por exemplo o pão de alho, a bruschetta, os canapés e muitos outros.

Porém, essa não é a única utilização do alho. Além de dar mais sabor aos nossos pratos ele também oferece vários benefícios para a nossa saúde.

Se você ainda não conhece quais são esses benefícios fique por aí e acompanhe já a seguir a lista completa dos 9 benefícios do alho para a nossa saúde.

Benefício 1 – Nutrição

O alho possui vários benefícios nutricionais. Isso porque ele é rico em fibra dietética, proteínas, fontes de energia, fonte de vitamina C e fonte de minerais como o cálcio, o magnésio, o potássio e o ferro. Assim sendo, o alho pode controlar e suprir várias necessidades do corpo humano.

Benefício 2 – Reduz o risco de diabetes

As propriedades do alho são capazes de reduzir os níveis de homocisteína presentes no nosso sangue e assim provocar o funcionamento do fígado, produzindo uma maior ou menor quantidade e insulina para regular a glicose no sangue. Ou seja, o alho ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue e assim reduzir o risco de diabetes.

Benefício 3 – Reduz o colesterol

O alho possui na sua composição propriedades antioxidantes. Assim, a quantidade de colesterol mau é reduzida graças ao alho. Além disso, o alho também ajuda a deixar o sangue menos espesso e assim evitar a coagulação do mesmo.

Benefício 4 – Ajuda no controle das alergias

O alho possui uma série de propriedades antibacterianas e antissépticas que ajuda no alívio dos sintomas dos alérgicos. Além disso ele ainda pode ajudar a reduzir infecções de garganta, tosses e infecções respiratórias também.

Benefício 5 – Ajuda na digestão

O alho é um agente potente quando o assunto é digestão. A ingestão do alho desencadeia no nosso organismo a liberação de várias enzimas que trabalham diretamente na digestão. Para melhores resultados ele deve ser consumido todos os dias pela manhã com água quente.

Benefício 6 – Reduz a pressão arterial e previne doenças cardíacas

Como já vimos anteriormente o alho ajuda a reduzir a espessura do sangue. Além disso ele também ajuda no fluxo do sangue pelas artérias e isso ajuda a prevenir várias doenças cardíacas. Assim, ele ajuda a evitar a coagulação do sangue e consequentemente reduz a pressão arterial e o risco de doenças do coração.

Benefício 7 – Reduz o risco do aparecimento do câncer

O alho possui vários componentes que ajudam a reduzir as substâncias cancerígenas dos alimentos, tal como a carne, por exemplo. Assim, os médicos recomendam que todos os alimentos, principalmente as carnes vermelhas, sejam sempre feitas com alho.

Benefício 8 – Contra a obesidade

O alho produz várias substâncias que, além de ajudar na digestão dos alimentos, acelera também o metabolismo ajudando a reduzir o peso e consequentemente controlar a obesidade – que atinge tantos brasileiros hoje em dia.

Benefício 9 – Reduz inflamações e dores

O alho possui propriedades capazes de aliviar dores e até mesmo inflamações. Ajuda, por exemplo, nas dores de dente – com alívio quase imediato -, artrite, artrose, osteoartrite, reumatismo e muitas outras dores e inflamações do corpo.

Como vocês viram são vários os benefícios do alho para a nossa saúde. Por isso mesmo, é essencial o consumo diário desse condimento, não apenas como um tempero, mas também como um agente que pode ajudar e prevenir em vários problemas naturais e comuns no ser humano.

Categorias: Alimentação, Saúde