9 Razões para Comer Aveia

9 Razões para Comer Aveia

Cansado de comer sempre o mesmo pequeno-almoço? Os alimentos que come de manha provocam uma sensação de inchaço e mal-estar matinal? Do que está à espera para experimentar uma deliciosa taça de aveia, cozinhada com leite ou misturada com frutos secos? Aveia é alimento muito comum, podendo ser encontrado em produtos de panificação como bolos de aveia ou pão de aveia ou como ingrediente nos cereais matinais. Mas pessoas com hábitos mais saudáveis dão preferência a papas de aveia em vez de qualquer produto que seja embalado e/ou processado. Os flocos de aveia permitem tomar um delicioso pequeno-almoço, seja na forma de papa ou simplesmente juntos a iogurte ou leite e ingeridos na sua forma natural.

oats

Mas porque optam as pessoas por comer aveia? Quais serão os benefícios deste alimento? Neste artigo enumeramos alguns benefícios deste alimento que permite tornar o pequeno-almoço mais saudável.
1. A ingestão de aveia ao pequeno-almoço permite fornecer ao seu organismo, logo pela manhã, nutrientes e fibra.

2. A aveia contém na sua constituição tanto fibras solúveis como insolúveis. As fibras insolúveis, ou seja as que não se dissolvem em água, reduzem a toxicidade de alguns ácidos biliares, pelo que tem uma atividade anticâncer.1

3. Por sua vez, quando as fibras solúveis se juntam com água presente do intestino formam um gele e aumentam de volume, intumescem. Este aumento de volume exerce assim uma ação física no intestino, permitindo o seu bom funcionamento. Além desta ação as fibras vão possibilitar também o crescimento de bactérias próbioticas que ajudam também a regular o intestino.

4. Fibras solúveis são também responsáveis pela digestão demorada do amido. Por causa disso menos açúcar é absorvido depois de comer. No caso dos diabéticos este é um facto muito importante porque permite evitar aumentos rápidos do nível se açúcar no seu sangue.

5. Existe ainda outra ação das fibras solúveis é a sua capacidade de diminuir o LDL, ou seja, o colesterol ruim, sem baixar o HDL, o colesterol “bom”.

6. Para além de ser benéfica contra o câncer, foi também demonstrado que quem consome aveia tem menor probabilidade de desenvolver problemas cardíacos.

7. É um alimento a ter em conta quando se quer perder peso. Este facto está comprovado por estudos científicos1, em quais se verificou que o consumo de aveia ao pequeno-almoço permite diminuir a quantidade de comida ingerida ao longo do dia. Sendo assim é importante não só para impedir a absorção de açúcares como na promoção da saciedade.

peso_ideal-11

8. Aveia é baixa em calorias, mas não deixa de ser um alimento extremamente rico em nutrientes como a vitamina E, o ferro, o magnésio e ainda proteína.

9. O selénio e as proteínas ajudam na renovação de tecidos pelo que estes nutrientes vão ter uma ação direta sobre a pele. Possibilitam que a pele fique com um aspeto mais saudável e melhor aparência porque auxiliam nas divisões celulares.
Se ainda não é um consumidor assíduo de aveia está a perder um excelente alimento para o início do dia. Tenha pequenos-almoços deliciosos e saudáveis.
1 – Katz, D. et al., 2001, A Scientific Review of the Health Benefits of Oats, The Quaker Oats Company, page 1 to 11

Categorias: Alimentação, Dietas, Saúde
Tags: Aveia