À Descoberta de alguns Mitos sobre as Dietas

À Descoberta de alguns Mitos sobre as Dietas

Numa sociedade marcada pela Internet, o acesso à informação é fácil e constante. Basta uma pequena pesquisa na Internet para obter exemplos de dietas bem como informações muito variadas. Contudo muitas destas informações são apenas mitos, não tendo fatos científicos que as comprovem. Neste artigo poderá descobrir alguns factos sobres os mitos mais comuns referentes às dietas. Neste artigo poderá descobrir alguns factos sobres os mitos mais comuns referentes às dietas.alimentos detox que você deve consumir

MITO 1 – Comer só quando se tem fome!
É errado pensar que se deve comer pouco ao longo do dia, optando apenas por comer quando já não se aguenta mais a fome. Estudos comprovam que pessoas que comem alimentos em intervalos regulares ao longo do dia são mais saudáveis, mais motivadas e menos estressadas. Por outro lado as pessoas que saltam refeições têm mais dificuldade em controlar o peso.

MITO 2 – Não existem alimentos bons ou maus!
É comum ver escrito que não é correto descrever um alimento como bom ou mau, tudo depende da quantidade que se come. É verdade que até a água em excesso pode provocar danos ao organismo, pelo que esta informação tem um pouco de verdadeira, contudo existem certos alimentos que não têm nada de saudável. Alimentos processados, como por exemplo as bolachas, tendem a provocam comportamentos impulsivos, acabando a pessoa por consumir todo o pacote em vez de apenas umas bolachas. Além de que têm grande quantidade de gorduras saturadas e açúcares. O melhor mesmo é evitar este tipo de produtos e optar por legumes e verduras.

MITO 3 – Uma dieta pobre em hidratos permite eliminar as calorias do corpo!
Existe o mito de que uma dieta pobre em hidratos de carbono possibilita eliminar através da urina algumas calorias do corpo, em forma de pequenos fragmentos de gordura. O que ocorre realmente é que como uma dieta sem hidratos de carbono acabamos por não comer muitos alimentos que são normalmente acompanhados por gordura. Além disso o nosso organismo irá utilizar o glicogénio armazenado para produzir energia, o que leva a uma grande perda de água na forma de urina e consequente perda de peso.

MITO 4 – Alimentos saudáveis são mais caros!
Este é um dos argumentos que as pessoas mais utilizam para não começarem a comer saudavelmente. Contudo se as compras forme bem planeadas é possível gastar menos do que optando por comida do género fast-food. Se comprar mais carne que legumes, ou se optar por produtos menos caros como maças ou cenoura. Tem ainda a possibilidade de comprar aveia ou arroz integral a granel, que são mais baratos do que as marcas que vendem este alimento já embalado.

celuliteMITO 5 – Dietas que eliminam a Celulite!
A celulite é gordura acumulada sob a pele. Sendo apenas gordura corporal, não existe nenhum tipo de alimento que atue diretamente na sua eliminação. O melhor que pode fazer para reduzir a celulite é realizar uma dieta de controlo de calorias ingeridas acompanhada de exercício regular.

MITO 6 – Necessita Ingerir mais Proteína quando pratica Exercício Regularmente!
Tal facto não é verdadeiro, e mesmo que fosse, não seria motivo de preocupação nem seria necessário ingerir suplementos de proteína porque em média uma pessoa come 77.5 gramas de proteína, que é mais do que a dose diária recomendada (53 gramas).

Mito 7 – A gordura é necessária para se sentir satisfeito!
Estudos demonstram que os níveis de gordura e açúcares pouco contribuem para a sensação de saciedade. Deve-se optar por ingerir alimentos com grande quantidade de fibras como aveia e fruta desempenham melhor esta ação.

Se procura emagrecer corretamente procure ajuda de uma nutricionista, os resultados serão melhores do que optar apenas por seguir informações da internet.

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