10 dicas para uma alimentação saudável

10 dicas para uma alimentação saudável

Hoje em dia um dos assuntos mais pertinentes é a alimentação saudável. Isso porque ela está diretamente relacionada com a nossa saúde. Um indivíduo saudável com certeza terá uma alimentação também saudável.

Pensando nisso, nós decidimos trazer hoje, para vocês, 10 dicas para que você também tenha uma alimentação saudável.

Dicas:

1 – Coma com calma

Comer devagar

Não tenha pressa na hora das refeições, desfrute calmamente todos os sabores e aproveite para tornar esse momento prazeroso. Lembre-se que o seu organismo precisa de um prazo para decompor todas as enzimas dos alimentos, então coma com calma.

2 – Mastigue bem os alimentos

Mastigar bem

A digestão é feita no estômago mas ela começa desde a boca com partículas da nossa saliva. É essencial que o alimento chegue até o nosso estômago já em forma pastosa para facilitar a digestão. Por isso mastigue sempre muito bem os alimentos, isso leva tempo, por isso é preciso que você coma com calma e mastigue bem.

3 – Líquidos x Refeições

Almoço com suco

É comum vermos as pessoas, e até mesmo nós, bebendo algum líquido durante as refeições. Isso é muito errado! O líquido atrapalha a mastigação e a digestão dos alimentos. Assim, o mais indicado é que você ingira líquidos apenas 30 minutos após as refeições.

Porém, caso seja extremamente necessário a ingestão de líquido, porque a refeição tem demasiado sal, por exemplo, é indicado que você beba apenas água, em pequenas quantidades.

4 – Horários

Horário das refeições

Tenha horários definidos para as suas refeições e siga-os com rigor. Isso vai ajudar o seu organismo a manter um ritmo e assim manter também o seu metabolismo além de te auxiliar no caminho de uma alimentação saudável.

5 – Coma a cada 3 horas

Comer de 3 em 3 horas

O nosso organismo precisa repor os nutrientes constantemente e, por isso, nós precisamos nos alimentar pelo menos de 3 em 3 horas para evitar sintomas como desânimo, fraqueza muscular e até mesmo perda de peso. Estabeleça horários e faça refeições de 3 em 3 horas.

6 – Alimentos integrais

Alimentos integrais

Os alimentos integrais são extremamente saudáveis e benéficos para o nosso organismo. Eles contêm na sua composição os nutrientes que se encontram nas películas dos grãos e é, muitas vezes, menosprezado pelos produtores de alimentos comuns. Por isso, sempre que possível opte pelos alimentos integrais na sua refeição a fim de tornar a sua alimentação mais saudável.

7 – Frutas e hortaliças

Frutas, Legumes e vegetais

As frutas, verduras, legumes e até mesmo as hortaliças são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais e, por isso, são essenciais nas nossas refeições. Então inclua todos esses alimentos na sua alimentação para ter uma vida mais saudável.

8 – Corra dos alimentos refinados

Alimentos refinados

Os alimentos brancos como o pão, o açúcar e o trigo são refinados, ou seja, eles passaram por vários processos químicos onde foram inseridas à sua composição. Ou seja, esses alimentos podem trazer sérios danos para o ser humano. Então, se você quer uma alimentação saudável é melhor passar longe dos alimentos refinados.

9 – Líquidos

Sucos saudáveis

Todos nós sabemos que os líquidos hidratam o nosso corpo e mantêm o nosso organismo funcionando bem. Então é indispensável a ingestão de líquido, de preferência água ou sucos naturais, várias vezes ao dia a fim de manter uma alimentação saudável.

10 – Evite industrializados

Alimentos industrializados

Evite ao máximo todos os alimentos industrializados, processados e enlatados. Isso porque todos esses alimentos contam com uma série de substâncias químicas as quais o nosso organismo não consegue absorver. Assim, o nosso corpo redobra os esforços para neutralizar os corantes e todas as substâncias que se encontram nesses alimentos. Por isso, o mais indicado é evitar todos os industrializados o máximo que você conseguir.

Categorias: Saúde