Alimentos Bons para Anemia – Top 10

Alimentos Bons para Anemia – Top 10

Todos nós sabemos que a anemia é um distúrbio bastante comum em todo o mundo. Para quem não sabe, trata-se de uma deficiência nutricional, ou seja, alguma coisa está faltando no organismo da pessoa que manifesta a doença. Normalmente a anemia é causada pela falta de ferro, vitamina C, vitamina A, zinco, cobre, fósforo e/ou proteínas no organismo. Daí a importância de uma alimentação balanceada sem excessos e com todos os nutrientes importantes para o nosso corpo.

Como nós sabemos que, infelizmente, existem muitas pessoas anêmicas preparamos hoje uma lista com os alimentos bons para anemia, ou melhor dizendo, os alimentos que poderão te ajudar com este distúrbio.

Alimentos Bons para Anemia

1 – Beterraba

alimentos bona para anemia

Um dos melhores alimentos para quem tem anemia é a beterraba. Isso porque ela tem uma grande quantidade de vitamina C além de suas propriedades antioxidantes, ou seja, ela consegue aumentar consideravelmente as defesas do seu organismo, melhorar a absorção de nutrientes como ferro e ainda ajudar na formação dos glóbulos vermelhos – o que ajuda na prevenção da anemia.

2 – Brócolis

alimentos bona para anemia

O brócolis é a hortaliça com maior nível de ferro – um nutriente essencial para a formação das células responsáveis por transportar o oxigênio para todo o corpo. Além disso ele também conta com fibras, cálcio e as vitaminas A, B, C e K.

3 – Nozes e Castanhas

alimentos bona para anemia

Esses alimentos contam com uma grande quantidade de zinco e ferro que ajudam a regular o sistema imunológico aumentando as defesas do organismo contra organismos indesejados. Ajudando assim a prevenir a anemia e outras várias doenças.

4 – Soja

alimentos bona para anemia

A soja se encaixa perfeitamente na lista dos alimentos bons para a anemia pois ela é rica em vários nutrientes como a proteína vegetal, as fibras, o ferro, o magnésio, o fósforo e as vitaminas B2 e K. Além disso ela ainda conta com selênio, potássio, vitamina B6 e folato, que ajudam a prevenir e controlar a anemia.

5 – Espinafre

alimentos bona para anemia

O espinafre também é uma excelente opção para prevenir e controlar a anemia. Apesar dele não ser um alimento rico em ferro ele tem elevadas quantidades de ácido fólico – uma substância capaz de ajudar na produção de novas células. Se você não gosta de brócolis existem outros vegetais com a mesma função, são eles: escarola, couve e agrião.

6 – Maçã

alimentos bona para anemia

A maçã é rica em potássio, cálcio, magnésio e ferro que ajudam a manutenção da saúde sanguínea. Além disso ela também tem uma substância chamada pectina que ajuda a controlar o colesterol e ativar a circulação sanguínea.

7 – Uva passa

alimentos bona para anemia

A uva passa é outro excelente alimento para a anemia, isso tanto na versão seca como também na fruta hidratada. Isso porque a uva é rica em ferro e potássio que ajudam a melhorar a circulação do sangue no corpo e, assim, evitar ou cuidar da anemia.

8 – Quinoa

alimentos bona para anemia

A quinoa é rica em ferro, um mineral poderosíssimo no combate e controle da anemia. Além do ferro é possível encontrar também o selênio que ajuda o metabolismo em vários sistemas do organismo como o muscular, locomotor, digestório, nervoso e cardiovascular.

9 – Vitamina C

alimentos bona para anemia

A vitamina C, encontrada em vários alimentos como a laranja, por exemplo, ajuda o nosso organismo a absorver mais facilmente o ferro. Além disso, essa vitamina também é de suma importância para a síntese da ferritina – uma proteína que atua como uma reserva de ferro, sendo produzida pelo nosso fígado.

10 – Salmão

alimentos bona para anemia

O salmão é rico em proteínas, selênio, fósforo, niacina e vitaminas do complexo B12. Além disso ele ainda conta com o ferro, o magnésio, o potássio, o zinco, a vitamina A e ômega 3. Ou seja, ele é um excelente alimento para a anemia.

Como vocês viram existem vários alimentos que podem nos ajudar a prevenir e controlar a anemia. Lembrando que, caso você sofra deste distúrbio o melhor é procurar a orientação de um médico e incluir na sua dieta todos esses alimentos bons para anemia.

Categorias: Alimentação, Dietas, Saúde