Alimentos e Nutrientes para Nutrir a Pele

Alimentos e Nutrientes para Nutrir a Pele

A alimentação é um fator muito importante na saúde e beleza da pele. Existem nutrientes que permitem nutrir a pele de dentro para fora e o resultado é uma pele fabulosa. É claro que os cremes devem ser usados para hidratar e melhorar a aparência da pele, mas a ingestão de nutrientes essenciais é necessária para permitir o desenvolvimento constante de novas células na pele.
Este artigo dá informações sobre como obter uma pele mais bonita controlando os alimentos que se comem. Os nutrientes vão tornar a sua pele mais suave e macia.

poros-dilatados-pele-rosto-oleoso

1 – Frutas e Vegetais
Coma 5 vezes ao dia fruta ou vegetais. Estes contêm antioxidantes que protegem a pele dos danos celulares causados pelos radicais livres. O betacaroteno encontrado nas cenouras e abóboras, e a luteína, encontrada nos espinafres e couves, são alguns dos exemplos de potentes antioxidantes que permitem o desenvolvimento de uma pele saudável. Além disso o betacaroteno permite obter um tom de pele saudável.

2 – Águasonhar com agua
É importante beber líquidos porque até a desidratação mais leve é notada através da pele uma vez que a pele se torna mais seca e menos flexível. Beber 6 a 8 copos de água por dia evita a desidratação. Em vez de beber água pode optar por beber sumos ou refrigerantes, contudo o ideal é beber água ou chás. Evite o consumo de álcool, este provoca desidratação.

3 – O poder da Vitamina C
A vitamina C é outro exemplo de uma molécula antioxidante e é importante porque ajuda a obter uma pele radiante e na redução de imperfeições. Pode ser obtida através da ingestão de brócolos, groselhas, mangostão, laranjas e mirtilos por exemplo.

4 – Vitamina E
Como a Vitamina C também a Vitamina E tem propriedades antioxidantes. Esta vitamina é ainda importante porque ajuda no crescimento saudável da pele. Amêndoas, avelãs, óleo de milho e abacate são exemplo de alguns alimentos ricos em Vitamina C.

5 – Omega 3 e 6
O consumo de gorduras ómega 3 e 6 é necessário uma vez que estes ácidos gordos essenciais apenas podem ser obtidos através da dieta, não sendo sintetizados pelo organismo. Peixe, óleo de linhaça e óleo de nozes são ricos nestes nutrientes. Estes ácidos gordos participam nos processos inflamatórios, pelo que ajudam a pele em situações de psoríase ou eczemas.

Plant-based and animal sources of Omega-3 acids

6 – Selénio
Faça estoque de selénio no seu organismo. Este nutriente trabalha em conjunto com a Vitamina C e Vitamina E uma vez que também é um antioxidante. O consumo de selénio pode ajudar na prevenção de câncer de pele e proteger contra o aparecimento de manchas na pele devido ao sol. A castanha do Brasil é um dos alimentos mais ricos em selénio. O consumo de 4 nozes fornece a dose diária recomendada de selénio. Peixe, tomate, marisco e brócolos também são boas fontes deste nutriente.

7 – Zinco
O zinco está envolvido no funcionamento das glândulas sebáceas da pele, ou seja, as glândulas responsáveis pela produção de óleo. Além disso ajuda a manter uma pele suave e macia. Peixe, carnes vermelhas magras, carne de aves, cereais integrais, marisco e peixe são ricos em zinco.

Estes são os nutrientes que mais benefícios trazem para a sua pele. Opte por uma alimentação variada que permita a ingestão destes nutrientes e dentro de semanas notará a diferença na sua pele.

 

Categorias: Alimentação, Beleza