Alimentos Para Prevenir Crises de Gota

Alimentos Para Prevenir Crises de Gota

Nem todas as pessoas compreendem que o aumento dos níveis de ácido úrico tem efeitos negativos como por exemplo o desenvolvimento de gota, que é forma de artrite. O aumento dos níveis de ácido úrico no nosso sangue leva à formação de cristais em forma de agulha nos tecidos que ligam as articulações. Este processo leva ao aparecimento de dor muito forte, resultado da artrite.

Este problema prevalece principalmente entre os homens de meia-idade, sendo os homens mais propensos a desenvolver gota do que as mulheres. Alguns dos sintomas comuns que ajudam na identificação desta doença incluem dor insuportável, vermelhidão e inchaço nas articulações dos dedos. Uma das melhores formas de evitar o aparecimento de gota é controlar o que se come e os níveis de ácido úrico.

gota-e1416680644147

O nosso corpo possui purinas, umas substâncias que quando são quebradas originam ácido úrico. Existem também alimentos que têm purinas pelo que devem ser evitados de modo a controlar os níveis de ácido úrico no organismo. No entanto alguns alimentos podem ser ingeridos para evitar que a doença apareça.

Alimentos que ajudam na prevenção da gota
– Ananás
O ananás possui uma enzima, a bromelaína, que possui propriedades anti-inflamatórias. Comer ananás é uma excelente opção como parte da dieta para ajudar a aliviar a dor, que é um dos sintomas da gota.

– Gengibre
A inflamação causada pelo aumento de ácido úrico no sangue também pode ser reduzida pelos compostos presentes no gengibre.

– Cúrcuma
Csono-cereja-11úrcuma é uma planta indiana que é muito usada na medicina tradicional devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Quem pretende prevenir as crises de gota devem então considerar a ingestão de cúrcuma, sendo que existem até suplementos à base desta planta.

– Suco de cereja
Tomar muitas frutas frescas pode ajudar a diminuir processos inflamatórios. A cereja em especial é conhecida devido à sua capacidade de diminuir o ácido úrico evitando assim o aparecimento de novas crises.

– Bananas
Esta fruta possui baixo teor de açúcar e níveis de potássio bastante altos pelo que é um alimento alcalino. Os sintomas de gota podem ser combatidos e controlados através da ingestão de maiores quantidades de potássio, que ajudam a eliminar os cristais que se desenvolvem devido ao aumento de ácido úrico no organismo.

– Produtos lácteos com baixo teor de gordura
O consumo excessivo de produtos lácteos com pouca gordura diminui para metade o risco de desenvolvimento de processos, especialmente nos homens.

beneficios-agriao– Agrião
O agrião tem quantidades suficientes de vitaminas e minerais que são benéficos para o organismo porque estimulam a remoção do excesso de ácido úrico do corpo através do rim.

Há muitas pessoas que pensam que a medicina é a única cura possível para diversos problemas. No entanto, se forem feitas alterações na dieta, juntamente com um estilo de vida mais saudável, é meio caminho andado para a prevenção de acumulação de ácido úrico. A dieta e um estilo de vida mais saudável é importante controlar o seu peso corporal, não consumir o álcool e a água deve ser consumida em maiores quantidades. Experimente estes alimentos e cuide da sua saúde.

Categorias: Saúde