Alimentos para substituir os famosos “desejos” por guloseimas

Alimentos para substituir os famosos “desejos” por guloseimas

Sua dieta pode precisar de uma blindagem contra os famosos “desejos” (cravings, em inglês), por alimentos doces e calóricos, como o chocolate, balas, bolos, sorvetes, biscoitos…

Nessa lista longa de alimentos super calóricos, entram também muitos salgados, como pizza, coxinha, hambúrguer, batata frita, salgadinhos etc.

Mas, muitas vezes, sentimos desejo de comer alimentos que contêm os nutrientes e minerais que o corpo necessita em determinado momento. Assim, se estamos com alguma deficiência em proteínas, desejaremos comer bastante carne e ovos. Se estivermos com deficiência de cálcio, desejaremos leite e derivados, como os queijos, e assim por diante.

Para saciar os desejos alimentares e nutrir o corpo, não é preciso abrir mão da dieta. É perfeitamente possível conciliar as duas coisas, como mostraremos neste artigo.

Formas saudáveis de aplacar os “desejos” por alguns alimentos:

  • Se você está com desejo de comer queijos, é provável que seu corpo esteja sentindo falta de cálcio ou de ácidos graxos, nutrientes que podem ser encontrados nas sementes de linhaça e na couve.
  • Se seu desejo é por pães e macarrão, o corpo pode estar sedento por carboidratos e alimentos energéticos. Prefira os saudáveis, como o abacate ou os ovos cozidos.
  • Já o desejo por doces geralmente acontece quando queremos melhorar nosso humor. Escolha alimentos que fome-emocional_chocolatecontenham triptofano, um componente dos hormônios do bem-estar secretados pelo corpo. Algumas boas escolhas são a cereja, a espirulina e a batata-doce.
  • O famoso desejo por chocolate pode ser um sinal de falta de magnésio. Grãos integrais podem ser consumidos para obter esse nutriente.
  • Salgadinhos e pipoca podem ser alimentos buscados quando queremos conforto, como durante o período pré-menstrual, em que as mulheres experimentam uma grande oscilação hormonal. Para não piorar a situação com alguns quilos a mais, prefira consumir petiscos alternativos e magros, como grão-de-bico tostado temperado.
  • Quem ama refrigerante pode estar com alguma deficiência em cálcio. Beba leite vegetal enriquecido ao invés das bebidas gaseificadas. É mais saudável, nutritivo e muito saboroso.
  • A carne vermelha consumida em excesso pode engordar e intoxicar o organismo. Se você está desejando comer muita carne, pode ser falta de zinco. O zinco pode ser encontrado nas frutas secas e na granola.
  • Se seu desejo é consumir hambúrgueres e outros alimentos gordurosos, o corpo pode estar com deficiência de ômega 3, que pode ser encontrado em peixes ou frutos do mar.
  • Já quem está desejando álcool em excesso pode estar, na verdade, com alguma deficiência da vitamina B2. Ela pode ser encontrada no iogurte natural, ingrediente perfeito para vitaminas de frutas saborosas e muito mais saudáveis.

Outras substituições de alimentos calóricos por opções que não engordam são:

  • Folhas de lasanha: substitua a massa por fatias de abobrinha.
  • Tortilhas de trigo: envolva o recheio em folhas de alface, endívias ou repolho levemente cozido.
  • Purê de batatas: purê de inhame ou de mandioca. Você também pode preparar um “purê” menos calórico triturando couve-flor cozido no processador de alimentos.brocolis_couve_flor
  • Carnes para molhos: substitua por cogumelos fatiados ou palmito, uma opção vegetariana deliciosa.
  • Espaguete: substitua por macarrão de arroz, menos calórico.
  • Sorvetes: Substitua sorvetes à base de leite por sorbets feitos com suco de fruta e adoçante.
  • Pudim: Ao invés de consumir esse doce altamente engordativo, consuma gelatina light, que fornece ao corpo quase que somente proteína, e nenhuma caloria.

Se você conseguiu manter a dieta consumindo os substitutos mais saudáveis citados acima, por que não se permitir comer um pouco de seu alimento calórico preferido, como sorvete ou chocolate, desde que com moderação? Dessa forma, você poderá tornar sua dieta menos “torturante” e ter uma recompensa pelo esforço de não sair da linha e ainda cuidar da saúde.

Categorias: Dietas