Alimentos que ajudam a diminuir o apetite

Alimentos que ajudam a diminuir o apetite

Os exercícios físicos são imprescindíveis para perder peso, mas se você não criar um déficit calórico, vai ser impossível emagrecer. Aliás, fazer muito exercício e comer alimentos muito calóricos fará você ganhar alguns quilos e medidas a mais, por causa do ganho de massa muscular. Por isso, foque também em diminuir o apetite.

Entretanto, não há porque se preocupar, pois controlar o apetite é uma tarefa fácil. Neste artigo, vamos compartilhar dicas e alguns alimentos que podem fazer você perder a fome e consumir apenas a quantidade certa de calorias para alcançar seu peso ideal com saúde.

caldo_de_cenoura1. Sopas e caldos
Caldo de galinha, de legumes, de carne ou de peixe podem ser perfeitas para servir de entrada no almoço e no jantar. São nutritivas, saborosas e contêm bastante água, o que aumenta a sensação de saciedade. Podem ser perfeitas para diminuir o apetite antes das maiores refeições do dia, quando temos a tendência de passar dos limites e comer demais. Só não exagere nos acompanhamentos da sopa – manteiga, creme de leite, azeite e torradas podem arruinar uma dieta.

2. Maçã
As frutas geralmente são uma maneira muito boa de perder o apetite e ainda nutrir o corpo. Ricas em fibras, água e vitaminas, proporcionam saciedade e ainda fazem bem para o organismo. A maçã se destaca por seus inúmeros benefícios, por ser doce, refrescante e ainda permitir uma “escovação natural” dos dentes.

3. Chás
O chá verde é termogênico, e além de fazer você perder o apetite, também aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo, contribuindo para a queima de gordurinhas. Mas você não precisa se limitar a nenhum tipo específico de chá. A grande maioria promove a saciedade, hidrata o corpo e quase não tem calorias, sendo um item que não pode faltar na sua cozinha.

receitas de frango4. Alimentos ricos em proteína
As carnes magras, como o frango e o peixe, são fontes deliciosas de proteína, que fazem você perder o apetite. No almoço ou jantar, consuma-os com uma salada leve, e evite acompanhamentos calóricos, como o arroz e o macarrão.

Outra opção é diminuir a porção dos acompanhamentos mais “engordativos” e adicionar outros mais leves, como legumes ao vapor.

 

5. Sementes de chia
Além de serem uma fonte natural de ferro, proteína e colágeno, as sementes de chia formam um gel ao entrar em contato com a água, forrando seu estômago e impedindo que você coma em excesso. Além disso, praticamente não têm gosto de nada. Podem ser polvilhadas sobre vitaminas, sucos, caldos e sopas, sem alterar o sabor do prato.

6. Farelo de aveia
O farelo de aveia é composto quase que completamente de proteína, e não contêm a grande quantidade de amido presente no grão de aveia comum. É um alimento que absorve 40 vezes seu volume em água, sendo o mais indicado para promover saciedade. Entretanto, não exagere no seu consumo, pois fibras em excesso podem interferir na absorção de vitaminas e nutrientes.

7. Gelatina
As gelatinas naturais, sem açúcar, são basicamente água e colágeno. Podem ser muito boas para uma sobremesa rápida, mas prefira marcas naturais, sem aditivos, corantes ou conservantes. Uma opção saudável é comprar o agar-agar ou a gelatina sem sabor e misturá-las a sucos de frutas e adoçantes naturais, como a stevia.

Dicas para diminuir o apetite

comer_no_computador— Cerca de 30 minutos antes de fazer uma refeição, tome uma xícara de chá.
— Nunca pule o café da manhã. Beba um suco verde em jejum antes comer alimentos sólidos.
— Beba bastante água ao longo do dia.
— Consuma pequenas quantidades de alimento, de três em três horas. Assim, você evita a desagradável sensação de fome e picos glicêmicos.
— Sempre inicie o almoço e o jantar com uma salada leve, com alguma proteína.
— Mastigue devagar, para o cérebro ter o tempo necessário de enviar ao corpo sinais de que está saciado. Essa “comunicação” é feita através de hormônios e substâncias que levam algum tempo para ir da sua cabeça para seu estômago.
— Evite comer enquanto faz alguma outra coisa, como dirigir (!), ler, assistir televisão ou participar de reuniões de trabalho. Concentre-se nos sabores e no que você está comendo, para não passar dos limites e se arrepender depois.

Categorias: Dietas