Alimentos que podem arruinar sua dieta

Alimentos que podem arruinar sua dieta

Todos nós sabemos quais os piores inimigos da perda de peso: carboidratos, açúcar e gordura.

Mas alguns alimentos são considerados inofensivos e até propícios à perda de peso, quando, na verdade, podem arruinar nossos melhores esforços para diminuir de peso e de medidas.

Para que você saiba bem o que escolher na hora de planejar sua dieta emagrecedora, selecionamos alguns alimentos que devem ser consumidos com cautela, para evitar que, ao invés de emagrecer, você termine ganhando uns quilinhos a mais no final da semana.

1. Suco de fruta indsutrializado: Muitos sucos de fruta de caixinha são ricos em açúcar, contendo até mais do que ossuco_de_fruta refrigerantes. Além disso, alguns sucos de fruta, que parecem tão saudáveis, como os de laranja, uva, maçã e pêssego, também podem vir com conservantes, sabores artificiais e corantes, substâncias que fazem mal ao organismo.

Um copo de suco de fruta industrializado pode conter até 30 gramas de açúcar, sob a forma de ingredientes como xarope de milho, dextrose, frutose, concentrados de suco, maltodextrina e outros.

A solução? Preparar seus próprios sucos naturais em casa, ou perguntar no restaurante que você frequenta se o suco é fresco, preparado na hora. Se quiser adoçar, prefira a stévia.

2. Pão integral: O pão branco é um dos maiores inimigos da dieta. Rico em carboidratos e açúcar, também contém glúten, que pode causar inflamação no sistema digestivo.

pao_integralAlgumas pessoas não conseguem viver sem seu pãozinho, então terminam escolhendo o pão integral como substituto mais saudável. Feito com farinha de trigo integral, sementes e grãos, o pão integral realmente é mais saudável que o pão branco, mas não significa que não engorde.

Uma fatia de pão integral pode engordar tanto ou mais que uma fatia de pão branco. Ele contém mais fibras, que fazem bem ao intestino, mas, se consumido em excesso, pode interferir na absorção de vitaminas e nutrientes.

O que fazer? O ideal é fazer seu próprio pão, usando substitutos da farinha de trigo, como o farelo de aveia, o farelo de trigo e a farinha de coco.

3. Óleos vegetais: Os óleos vegetais, como o de canola, são altamente calóricos, como todo óleo. Não use-os nem para refogar vegetais, pois uma colher de sopa esconde quase uma centena de calorias, valor que, se acumulado, pode prejudicar muito sua perda de peso.

dieta_perder_barriga_cinturaO que fazer? É possível refogar sem o uso de óleos ou qualquer outra gordura, como o azeite de oliva ou a manteiga. Uma colher de sopa de azeite pode conter 90 kcal, e a manteiga contém cerca de 70 kcal.

O melhor é usar panelas e frigideiras antiaderentes e usar água (algumas gotas) ao invés de gordura, para refogar cebolas, alho e outros vegetais. Para preparar carnes, prefira assar ao forno ou no vapor.

4. Laticínios: A menos que sejam desnatados, os laticínios, como queijos e iogurtes, são altamente gordurosos e calóricos. Mesmo os desnatados requerem atenção. Você pode substituí-los pelo leite de aveia ou pelo tofu (queijo de soja).

6. Granola: Sempre que vemos uma foto de café da manhã saudável, a granola geralmente aparece, cobrindo uma tigela de iogurte ou leite desnatado. Mas apesar de deliciosa, nutritiva e rica em fibras, a granola é uma bomba calórica, podendo conter até 400 calorias por porção (uma xícara grande).

O que fazer? Você pode preparar granola em casa usando ingredientes menos calóricos. Sementes de chia, damascos, nozes, maçã desidratada e aveia são boas opções. Mas mesmo assim, seu consumo deve ser moderado.

mel7. Mel: Este adoçante natural é tão nutritivo e antiséptico que conquistou a reputação de remédio. Mas o mel tem cerca de 75% das calorias do açúcar, podendo engordar da mesma forma.

Entretanto, por ser mais nutritivo e por ser mais doce que o açúcar comum, você pode usar menores quantidades de mel e consumir menos calorias, ao mesmo tempo em que absorve os nutrientes do mel.

Em todo caso, convém ficar atento e não consumir em excesso. O mesmo vale para o agave e outros xaropes naturais.

8. Açaí: Mais um alimento celebrado pelos atletas, esportistas e academias de ginástica, o açaí tem centenas de calorias por porção. Não tanto pela fruta, mas pela adição do xarope de guaraná e, às vezes, leite integral, combinado com granola, mel e pedaços de frutas, como a banana e o morango. Uma porção pode chegar facilmente às 600 calorias, o que é um peso e tanto em qualquer dieta de emagrecimento.

Coma porções menores, ou retire o máximo de acompanhamentos e coberturas.

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