Alimentos ricos em ferro – Para incluir hoje mesmo na sua dieta

Alimentos ricos em ferro – Para incluir hoje mesmo na sua dieta

Que todos os nutrientes são importantes para o funcionamento do nosso organismo já sabemos. Assim também é com o ferro. Um nutriente de suma importância para o nosso corpo. E, como nem todas as pessoas têm essa consciência e nem conhecem os alimentos ricos em ferro nós trouxemos para vocês justamente isso! Uma lista com os alimentos ricos em ferro e todos os benefícios que eles te oferecem.

A falta de ferro no nosso organismo leva-nos a vários transtornos e doenças. Entre elas a mais grave, a anemia, que pode ter repercussões extremamente graves no nosso corpo.

Então confira já a seguir a lista completa dos alimentos que devem ser incluídos na sua dieta imediatamente.

Alimentos ricos em ferro

1- Feijão

alimentos ricos em ferro

 

O feijão é um dos alimentos mais conhecidos e mais citados quando o assunto é ferro. Isso porque ele é o alimento com o maior teor de ferro na sua composição contendo ainda proteínas e fibras que são igualmente importantes para o nosso corpo. Além disso, o feijão ainda possui uma proteína com nome de faseolamina, responsável por inibir o processo de digestão do carboidrato presente no arroz, nos pães, biscoitos, batata e massas em geral. Essa proteína ainda retarda e inibe a absorção de açúcares no sangue. Estudos indicam que o feijão branco é o mais nutritivo e saudável para toda a família.

Então nada de comer sem feijão, como vocês puderam ver ele é um dos alimentos ricos em ferro mais importantes para o nosso organismo.

2- Fígado

alimentos ricos em ferro

Mesmo muita gente repudiando o sabor do fígado ele é extremamente saudável e importante para a regulação do nosso organismo, basta saber prepara-lo. Além de ser riquíssimo em ferro ele ainda conta com vitamina A (que contribui para o aumento da nossa imunidade), vitamina C (que funciona como antioxidante e é extremamente benéfica para o sistema imunológico), zinco (mineral extremamente importante contra doenças infectocontagiosas), selênio (excelente protetor celular que expulsa do corpo os radicais livres), entre vários outros. Então, sempre que possível, insira o fígado na sua alimentação!

3- Beterraba

alimentos ricos em ferro

A beterraba é uma verdadeira fonte de saúde sendo vários os benefícios oferecidos pela mesma tal como ajudar na cura e prevenção da anemia. É uma raiz rica em vitamina C, que atua como antioxidante e ajuda a melhorar a absorção de ferro pelo nosso organismo.

A beterraba deve ser consumida crua para a potencialização dos seus benefícios.

4- Carne vermelha

alimentos ricos em ferro

A carne vermelha é um dos alimentos mais consumidos hoje em dia, tanto em almoços como em jantares e até mesmo em lanches. Apesar de haver adeptos daquelas versões bem gordurosas saiba que essa não é recomendada pois é cheia de gorduras prejudiciais ao nosso organismo, aumentando as taxas de colesterol. Então, prefira sempre os cortes mais magros como por exemplo o patinho e a alcatra. A carne vermelha é um dos alimentos ricos em ferro e também conta com uma elevada quantidade de proteínas e ácido fólico. Esses nutrientes ajudam na manutenção dos nossos tecidos e auxilia a manutenção também dos músculos.

Agora você já conhece os alimentos ricos em ferro! Então, inclua-os agora mesmo na sua dieta e obtenha todos os seus benefícios.

Categorias: Alimentação, Dietas, Saúde