Como Evitar Comprar Alimentos Com Glúten

Como Evitar Comprar Alimentos Com Glúten


Alimentos-que-contém-glutén

A intolerância ao glúten bem como os malefícios dos alimentos com glúten são um tópico de discussão muito presente nos dias de hoje. Apenas 1 em cada 100 pessoas é intolerante ao glúten contudo estima-se que este número venha a aumentar devido aos hábitos de consumo errados da sociedade. Os sintomas deste problema de saúde incluem inchaço, diarreia, náuseas, obstipação e cansaço.

Para quem é intolerante ao glúten, ou para as pessoas que queiram comer de forma mais saudável possível, é importante saber como ir às compras e não comprar produtos que contenham glúten. Ficam aqui algumas dicas de como pode ir ao supermercado e regressar a casa sem produtos com glúten.



1 – Verifique os rótulosvelhoo
Ao longo dos últimos anos a variedade de produtos saudáveis tem aumentado drasticamente, para agrado de muitas pessoas que optam por dietas menos típicas. Contudo é importante ler bem o rótulo e verificar se é o produto é realmente livre de glúten. Mas se um alimento é livre de glúten isto não o torna por si só uma opção saudável. Muitas vezes estes produtos são adicionados de maiores quantidades de sal, gorduras ou açúcar para melhorar o seu sabor. É assim também importante verificar no rótulo se estes ingredientes não vêm em quantidades demasiado altas.

2 – Compre de forma inteligente
Comprar este tipo de alimentos pode fazer com que deixe de ingerir alguns nutrientes essenciais que existam na sua antiga dieta. Por exemplo, o pão é um alimento muito rico em fibra e a sua ingestão contribui para o consumo da dose diária recomendada deste nutriente. É comum as pessoas que não querem ingerir glúten deixarem de consumir pão pelo que é prudente comprar uma opção que seja também ela rica em fibras. Os biscoitos de aveia sem glúten são uma excelente alternativa ao pão. A aveia contém avenina, uma proteína que pode ser ingerida por cerca de 95% dos doentes celíacos sem que sofram efeitos adversos.
O importante é promover uma troca inteligente de alimentos que se compram de modo a garantir que se ingerem todos os nutrientes essenciais para manter o equilíbrio e a saúde.

healthy-gluten-free-snacks-23 – Atenção aos snacks tradicionais
Os snacks tradicionais como bolachas, batatas fritas ou barras energéticas muitas das vezes contêm glúten, pastas com glúten ou cereais que contêm glúten. Para ter um lanche ou um snack sem glúten experimente sementes ou frutos secos, como por exemplo nozes. Este tipo de alimentos possui grande quantidade de ácidos grãos essenciais e proteínas que ajudam a manter o nível de açúcar no sangue controlado pelo que se tem uma sensação de satisfação mais duradoura e menor apetite. Experimente comprar embalagens com uma mistura de castanhas, amêndoas e nozes.
Existe ainda a hipótese de adquirir algumas das barras que existem à venda e são livres de açúcares artificiais e glúten. São uma ótima opção para quem quer ganhar um extra de energia rapidamente durante o trabalho ou antes de enfrentar o ginásio.

Agora já pode comprar de forma fácil e inteligente produtos sem glúten em qualquer superfície perto de si.

Categorias: Alimentação, Saúde