8 Tipos de Alimentos que Podem Causar Intoxicações

8 Tipos de Alimentos que Podem Causar Intoxicações

Sofrer uma intoxicação alimentar pode ser uma experiência extremamente desagradável, mesmo até potencialmente fatal. É difícil saber quais os alimentos que são menos seguros uma vez que os problemas são relativamente raros, contudo pode ser útil conhecer quais os alimentos que aumentam o risco de sofrer uma intoxicação. Existem alimentos associados a surtos de intoxicações como produtos lácteos ou marisco.
Na continuação deste artigo poderá encontrar vários alimentos responsáveis por provocarem intoxicações alimentares no ser humano.

1 – Verduras
Quando pensamos em verduras rapidamente associamos a imagem de alface, espinafres, couve ou rúcula. Estes alimentos são indispensáveis para uma alimentação saudável. Contudo entre 1998 e 2008 foram associados a estes alimentos 262 surtos de intoxicações alimentares envolvendo cerca de 9000 indivíduos. Estes alimentos contaminam-se facilmente através do contato com fezes ou com águas contaminadas. Para evitar ficar doente lave bem os alimentos antes de comer ou cozinhar.ovos

2 – Ovos
Os ovos já foram associados a 138 focos de doença desde 1998, sendo que maior parte das vezes o agente infecioso foi a bactéria Salmonella. As bactérias alojam-se no interior do ovo pelo que é necessária uma cozedura correta para matar os germes. Evite todos os produtos que contenham ovos crus.

3 – Carne
A carne é um dos alimentos que apresenta maior risco, sendo que entre 1998 e 2010 causou cerca de 33.000 intoxicações. O frango e a carne picada são que provocam maior número de casos de doenças sendo a E. coli o principal agente patogénico. Para além da correta cozedura é muito importante limpar todas as superfícies que tocaram a carne ainda crua.

4 – Atum
Este tipo de peixe pode ser contaminado por uma toxina, a escombrotoxina, que causa dores de cabeça, rubor e cãibras. Esta toxina não é destruída pela temperatura pelo que é importante optar por peixe fresco porque não este tem menor risco de estar contaminado por estas toxinas.

5 – Queijo
O queijo é um alimento que provoca facilmente surtos de intoxicações. Ao contrário de outros alimentos, normalmente as pessoas ficam doentes ao consumir queijo em casa. Bactérias como Salmonella ou Listeria contaminam facilmente os queijos. As mulheres grávidas são aconselhadas a não ingerir alguns tipos de queijo uma vez que estas bactérias podem provocar aborto.

6 – Sorvete3454_1342312955_gelado%20de%20cone
Sorvetes estiveram envolvidos em 75 surtos de intoxicação pelas bactérias Salmonella e Staphylococcus. Maior parte das vezes as contaminações ocorrem devido uso de ovos crus contaminados.

7 – Manteiga de amendoim
Cerca de 700 pessoas sofreram intoxicações por Salmonella em 2008-2009 depois de ingerirem manteiga de amendoim contaminada. Esta contaminação ocorre durante a produção pelo que o melhor é estar atento a avisos de saúde publica relacionados com este alimento.

tipos-de-melao-620x3548 – Melão
Salmonella e Listeria podem contaminar alimentos da família do melão pelo que não são aconselhados em mulheres grávidas. Existem 3 casos de mortes documentadas relacionadas com a ingestão de melão com Salmonella. É importante lavar o melão antes de cortar e servir.

Esteja ciente do risco mas não deixe de comer esses alimentos. Eles são parte de uma dieta saudável pelo que apenas deve ter atenção e tomar os cuidados necessários.

Categorias: Alimentação, Saúde