8 Alimentos Energéticos para mudar o seu dia

8 Alimentos Energéticos para mudar o seu dia

Todos nós sabemos, ou deveríamos saber, que os alimentos são bem diferentes uns dos outros. Existem alimentos com propriedades que nos deixam mais relaxados, outras que nos deixam mais sonolentos e assim por diante.

Dentre essa variedade de funções existem ainda os alimentos energéticos. Esses alimentos, tal como o nome indica, são fontes de energia para o nosso corpo.

Os alimentos energizantes contam com calorias de boa qualidade e os nutrientes essenciais para a transformação dessas calorias em energia. Assim, a energia que você consegue com os mesmos além de te deixar mais alerta e energético, melhora o seu humor e também protege a sua saúde. Ou seja, eles são essenciais para a sua saúde e para melhorar a qualidade do seu dia a dia.

Se você não sabe quais são esses alimentos energéticos confira então a lista abaixo.

Alimentos energéticos

1 – Frutos secos

Frutos secos

Os frutos secos como as amêndoas e as nozes, por exemplo, são ricos em minerais – que estimulam a produção de energia, o equilíbrio do sono e melhora o estresse e o humor –, fibras – que ajudam a aumentar a sensação de saciedade – e ainda contam com potássio, cálcio e fósforo na sua composição – nutrientes esses poderosíssimos no fornecimento de energia para o organismo.

2 – Cereais

cereais-que-emagrecem-parte-dois.-SEM-CALORIAS

Os cereais, assim como o pão integral, possuem na sua composição magnésio, manganês, ferro, proteínas, vitamina B, fibras e ainda hidratos de carbono. Todos esses componentes são fontes energizantes para o nosso corpo e, por isso, indicados para quem deseja obter energia ao longo do dia.

3 – Ovo

ovos

O ovo é um alimento riquíssimo em proteínas e vitaminas que possuem uma função importante – a regulação do sistema imunológico, uma melhora na memória e ainda ajudam a controlar a sensação de sono e conseguir melhorar o humor.

4 – Iogurtes

Iogurte natural

Os iogurtes são fontes de cálcio, fósforo, proteínas, vitaminas B e zinco. O alimento é fácil de digerir e, por isso, disponibilizam quase imediatamente a energia que o nosso corpo precisa. Além disso, os iogurtes dão uma sensação de saciedade, equilibram o funcionamento do intestino e ainda melhoram o nosso sistema imunológico.

5 – Lentilha

Lentilha

A lentilha é fonte de proteínas, minerais, vitaminas e fibras. Todos esses nutrientes ajudam a aumentar a sensação de saciedade e controlar a absorção do açúcar pelo nosso organismo. Assim, nós conseguimos mais energia e mantemos o bom humor por todo o dia, por isso a lentilha é considerada um alimento energético.

6 – Abacaxi

Abacaxi

O abacaxi possui na sua composição manganês, vitaminas B e C, cobre e fibras. Por essa razão esse alimento é considerado um poderoso lanche para aqueles que precisam de energia. Além de aumentar a energia do nosso corpo e melhorar o nosso humor, o abacaxi possui uma grande quantidade de água que ajuda na nossa hidratação e na regulação de todas as funções do organismo do ser humano.

7 – Manga

Manga

A manga é uma fonte de selênio, vitaminas A, B e C, potássio, magnésio, cálcio, ferro e fósforo. Todos esses nutrientes ajudam a prevenir as doenças do coração, do sistema digestivo e também ajudam a evitar a anemia. Além disso, a manga ajuda na produção de hormônios energéticos, combatendo assim o cansaço e aumentando a energia do corpo humano.

8 – Banana

Banana

A banana é riquíssima em hidratos de carbono, ou melhor dizendo, elementos que são fontes de energia. Assim, é possível conseguir mais energia, uma maior resistência muscular, evitar as cãibras, a apatia e também a fadiga, tudo isso com o consumo da banana – um alimento energético.

Categorias: Alimentação