Aprenda A Aliviar A Sensação de Picante

Aprenda A Aliviar A Sensação de Picante

Decerto que todas as pessoas já morderam em alguma comida de aspeto inocente, sentindo o seu sabor, e logo de seguida a língua começa a formigar, as bochechas a corar e gotas de suor aparecem na testa. Esta sensação ocorre quando são ingeridos alimentos como as malaguetas, que são muito picantes, e existem situações em que a queimadura provoca realmente dores muito intensas.

layout_facebook_130820_2E o que provoca a sensação de queimadura?
Os alimentos mais picantes possuem moléculas da família dos capsaicinoides, um tipo de moléculas que existem em quase todas as malaguetas. Por outro lado existem alimentos como a pimenta preta ou o wasabi que possuem moléculas diferentes da capsaicina. Em ambos os casos a sensação de queimadura resulta de reações químicas que ocorre quando as moléculas picantes se ligam a recetores da dor que existe na parte de dentro da boca, que são os mesmo que detetam o calor. Estes recetores disparam sinais quando a temperatura local fica acima de 108 graus Fahrenheit, ou seja, apenas alguns graus mais quente do que a temperatura de uma banheira de água quente.

O que fazer para acalmar esta sensação?
A chave para este problema é pensar que a capsaicina se dissolve em gordura, óleo ou álcool, mas nunca em água. Beber água depois de morder uma malagueta só vai espalhar mais a capsaicina pelo que mais recetores da dor são ativados e maior será a sensação de queimadura. Além disso também se deve evitar bebidas quentes como o café, uma vez que o quente irá ampliar a sensação de queimadura. Os melhores alimentos para aliviar a dor são:

milk1 – Leite
O óleo e gordura existente nos produtos lácteos permitem dissolver a capsaicina e diminuir a dor. Opte por leite gordo ou iogurte para um alívio mais eficaz.

2 – Azeite
Tanto azeite como a manteiga de amendoim são alimentos ricos em gordura e óleos, pelo que são boas opções para aliviar a dor causada por substâncias picantes.

3 – Álcool
A capsaicina também se dissolve no álcool, mas apenas em bebidas com grande quantidade de álcool. Nada como experimentar uns goles de vodka ou uísque uma vez que estas bebidas têm também efeito sedativo pelo que a pessoa acaba “esquecendo” a sensação de queimadura.

DSCF59874 – Amidos
Comer arroz e pão não é uma opção tão útil como gorduras, óleos e álcool uma vez que não permite dissolver a capsaicina de forma tão eficaz. Contudo este tipo de alimentos pode servir com um esfregão que passa nas zonas afetadas e absorve as moléculas de capsaicina. Isto faz sentido se pensarmos que as pessoas comem comida picante de todo o mundo usando arroz branco como acompanhamento.

5 – Açúcar
Uma colher de açúcar é um ótimo remédio para as bocas a arder devido ao picante. Misturar uma colher de sopa de açúcar em um copo de 230 ml de água ou beber um pouco de mel permite domar o ardor provocado pelas malaguetas.

Se voltar a sofrer com a ingestão de comida picante já sabe quais os melhores alimentos para reduzir o ardor e a sensação de queimadura.

Categorias: Alimentação