As frutas elevam o nível de açúcar no sangue?

As frutas elevam o nível de açúcar no sangue?

As pessoas que adoram doces e não vivem sem açúcar podem experimentar picos de glicose no sangue, condição que pode forçar o trabalho dos rins, prejudicar as células e o pâncreas e até levar a diabetes, uma doença crônica.

Para evitar o problema, tendemos a escolher frutas ao invés de doces, sem saber que elas também contém açúcar, sob a forma de frutose.

Mas será que o açúcar presente nas frutas pode aumentar a glicose no organismo, levando a doenças? Especialistas afirmam que apenas o consumo excessivo de frutose em soluções concentradas, como o xarope de milho ou sucos de frutas adoçados, pode causar reações inflamatórias no organismo. Mas que as frutas in natura, frescas, contêm fibras que fazem bem ao corpo e retardam a absorção de glicose, sendo benéficas para a saúde.

Quais as frutas mais indicadas para quem quer baixar o nível de glicose?

dieta-alimentacao_saudavelSe você tem diabetes ou quer diminuir o nível de glicose no sangue por algum outro motivo, conheça frutas que são ainda mais eficientes para evitar e combater picos glicêmicos:

— Limão

Uma colher de sopa de suco de limão diluída em meio copo de água antes das refeições pode ajudar a diminuir a glicose e o apetite, evitando que a pessoa coma em excesso. O limão é também adstringente e depurativo, ajudando a limpar o fígado e evitar doenças do coração.

— Maçã

Doce e ácida ao mesmo tempo, a maçã é conhecida por fazer bem aos dentes, por causa da textura. Mas a pectina presente nesta fruta também é boa para retardar a absorção da glicose e combater o colesterol “ruim”.

— Mamão

mamaoTambém muito doce, o mamão é uma fonte confiável de fibras e de vitaminas A e C, além de potássio. Por ser tão bom para o sistema imunológico e para o sistema digestivo, contribui para regular os níveis de colesterol e de glicose na corrente sanguínea. Consuma uma xícara de mamão em cubos no café da manhã para se beneficiar de suas propriedades.

— Pera

Composta por boa parte de água, a pera é excelente para aumentar a sensação de saciedade sem adicionar novas calorias e açúcares ao corpo. Rica em fibras, faz bem aos intestinos e promove a evacuação saudável, desintoxicando o organismo. Consuma-a em fatias na salada, misturada a queijo de cabra, nozes e folhas verdes – uma entrada sofisticada e saudável para qualquer jantar.

— Cereja

A cereja fresca é uma das frutas com menor índice glicêmico (concentração de açúcar) e maior capacidade anti-inflamatória. Perfeita para quem quer evitar a glicose e doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, ou entupimentos das veias e artérias por placas de gordura.

É difícil encontrar cereja fresca em várias partes do Brasil, pois é uma frutinha de clima temperado a frio, mas se você tiver a sorte de encontrá-la, não deixe de levar para casa. A cereja ajuda a combater a obesidade, doenças inflamatórias e até o câncer. Mas atenção: não compre as cerejas em calda, pois são cheias de açúcar e nada saudáveis!

— Laranja

laranjaRefrescante, hidratante e rica em vitamina C, a laranja é uma fruta que não pode faltar em nenhuma dieta, inclusive na de pessoas com diabetes. Seu índice glicêmico é baixo, e ela possui muitas fibras, sobretudo quando a fruta é consumida inteira, e não sob a forma de sucos.

Após as refeições, experimente uma laranja como sobremesa. Verá como a digestão será mais fácil e como você se sentirá melhor com o tempo.

— Abacate

abacateVocê já deve ter notado que o abacate puro, mesmo maduro, não é muito doce. Esta fruta contém pouco açúcar, mas grandes quantidades de gorduras saudáveis, que aumentam o colesterol bom e fazem bem ao coração. Também é rico em fibras e pode ser consumido por pessoas que queiram consumir frutas, sem aumentar o pico glicêmico.

Só não deve ser consumido em excesso por pessoas que queiram emagrecer ou estejam acima do peso, pelo alto teor de ácidos graxos que, apesar de saudáveis, engordam.

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