7 Razões Para Incluir Banana na Sua Alimentação

7 Razões Para Incluir Banana na Sua Alimentação

A banana é uma fruta que pode trazer muitos benefícios para o dia-a-dia. Pode dar energia para animar o dia, ajuda a ter mais concentração e ainda permite melhorar a recuperação muscular após esforços físicos evitando o aparecimento de cãibras.
Este artigo descreve os principais benefícios da banana para a saúde e bem-estar.

1 – Fornece energia para o seu dia
Precisa de um impulso extra para o resto do dia de trabalho? Quer ter uma fonte de energia sempre à mão para momentos cruciais do seu dia? Então faça como os profissionais e como uma banana. Até os desportistas profissionais optam por comer esta fruta durante os seus treinos. A razão por detrás desta escolha é o facto da banana permitir aumentar e manter um nível consistente de energia, ao contrário de outros alimentos que aumenta rapidamente a energia mas que não permitem manter o nível inicial. A banana possui glucose, frutose e sacarose que são todos os açúcares naturais que podem ser usados como combustível pelo nosso corpo.

IMG_20982 – Ajuda na prisão de ventre
Embora muitas pessoas afirmem que a banana faz prisão de ventre, a verdade é que comer uma banana por dia ajuda a evitar a obstipação. A banana tem um efeito direto sobre a digestão uma vez que possui muita fibra dietética. Uma banana possui em média 4 gramas de fibras insolúveis e solúveis, o que corresponde a cerca de 10-12% da dose diária recomendada. Estas fibras permitem regular os movimentos intestinais e manter o bem-estar intestinal.

3 – Melhora o seu humor
A banana possui grande quantidade de triptofano, uma molécula que é convertida a serotonina no cérebro. A seretonina é um neurotransmissor que possui um efeito calmante e eleva o humor. A serotonina promove ainda um sono mais tranquilo pelo que o seu estado de concentração durante o dia será melhor.

4 – Dá brilho à peleIMG_2096
Como já foi referido a banana ajuda a melhorar o sono, o que é indispensável para uma pele saudável, mas além disso ela tem nutrientes essenciais para a nutrição e restauração da pele. Antioxidantes e fitoquímicos existentes nas bananas conseguem atuar sobre os radicais livres que promovem o envelhecimento prematura da pele, eliminando-os.

5 – Lanche livre de peso na consciência
Este é um alimento que enche e é doce, pelo que é uma boa escolha para o lanche das pessoas que pretendem perder peso. A banana fornece energia e cerca de 110 calorias, contudo é livre de gordura e colesterol pelo que não sentirá culpa ao comer este delicioso alimento.

IMG_20976 – Restabelece os níveis de magnésio
O magnésio é um mineral essencial ao organismo que ajuda a manter o correto funcionamento do coração, músculos e sistema imunológico. Se pratica muito desporto ou tem cãibras durante a noite experimente comer uma banana por dia e as suas dores musculares vão melhorar uma vez que o magnésio permite uma melhor recuperação muscular.

7 – Alimento vantajoso
Para além das várias vantagens para a sua saúde, a banana é uma fruta barata, sendo até uma das mais consumidas no mundo. Além disso é uma fruta que está disponível todo o ano e pode ser facilmente transportada e armazenada. Outra vantagem de ter bananas em casa é que estas podem ser ingeridas sozinhas ou como complemento em muitas receitas.

Categorias: Alimentação, Saúde