Bebidas Saudáveis Durante a Gravidez

Bebidas Saudáveis Durante a Gravidez

Durante a gravidez tudo o que a mulher come ou bebe pode passar para o bebe pelo que é importante ter cuidado com a alimentação. Grande maioria das mulheres opta por beber apenas água ou leite com medo de poderem ingerir algo que dificulte o desenvolvimento do bebé. Mas existe um monte de opções que são saudáveis e simultaneamente bebidas saborosas e refrescantes.
Encontre neste artigo algumas bebidas que são ideais para uma mulher grávida se refrescar e hidratar.

AGUA1 – A mais comum, a água
Não poderia ser de outra forma, a água aparece em primeiro porque merece maior destaque. Como maior parte das pessoas sabe a água é a bebida mais saudável que existe sendo necessário beber uma boa porção de água diariamente durante a gravidez. O ideal é beber oito copos de água e respeitar esta regra durante toda a gravidez. Beber cerca de 2 litros e meio por dia durante a gravidez permite lidar melhor com as mudanças de humor, enjoos e falta de energia comuns nas mulheres grávidas, além de permitir manter o organismo corretamente hidratado. Atenção, beber muita água mas potável para evitar infeções por microrganismos patogénicos.

2 – Smoothies
Os smothies são muitas vezes conhecidos como bebidas saudáveis uma vez que são feitos através da mistura de leite com uma ou mais frutas. Smothies estaão carregados de grande quantidade de cálcio e proteínas. Além disso têm uma grande quantidade de fibras. Cuidado, apenas são aconselhados os smoothies preparados em casa.

3 – Sucos de frutas2
Para mulheres que não gostem ou apreciem leite podem optar por fazer sucos apenas de frutas. É possível misturar várias frutas e o resultado será copos de suco saudável. O importante é ser criativo. É possível, por exemplo, misturar todos os citrinos e produzir um suco que é ótimo para acalmar os enjoos matinais.

4 – Sucos de vegetais
Estes são uma alternativa menos saborosa que os sucos de fruta. Apesar de saudáveis, os sucos de vegetais como o suco de espinafre e hortelã ou cenoura e abóbora ter um aspeto pouco delicioso. São excelentes fontes de vitaminas.

45 – Água de coco
Esta é uma bebida muito comum e apreciada no Brasil e que pode fazer maravilhas pelas mulheres grávidas. Esta bebida está carregada de microminerais e é muito benéfica no combate contra as flutuações de pressão arterial. No último trimestre da gravidez as mulheres começam a ficar mais nervosas devido ao trabalho de parto pelo que a pressão arterial acaba por ser muito afetada durante este período. Beber umas goladas de água de coco ajuda a regular a pressão arterial.

6 – Limonada
Esta é uma das apostas mais seguras. Para preparar uma deliciosa limonada basta cortar um limão ao meio e apertá-lo para um copo de água fria. Adicionar sal ou açúcar conforme o gosto. Esta é uma bebida muito refrescante e saborosa.

7 – Leitelho ou “buttermilk”
O leitelho é o soro que sobra no fabrico da manteiga. É utilizado em várias receitas e também ajuda a refrescar o organismo, alivia a digestão e a hidratar.

Categorias: Alimentação, Saúde