Como Beber Água Pode Ser Benéfico Para O Seu Corpo

Como Beber Água Pode Ser Benéfico Para O Seu Corpo

Desde líquido usado para matar a sede ou para tomar banho, ou na forma sólida de gelo para ajudar a reduzir inchaço e a dor, a água é um dos elementos mais importantes na Terra para o ser humano, e extremamente essencial. Basta pensarmos que o nosso corpo é constituído por dois terços de água!

Então se gostamos tanto de água falta saber quais são os benefícios que podemos obter ao nos mantermos bem hidratados.

1 – Ajuda na perda de pesoagua-peso
Qualquer pessoa que procure perder peso terá melhores resultados se aumentar a ingestão de água. Quando as pessoas bebem água antes de uma refeição conseguem perder peso mais rápido do que as pessoas que não bebem água. Ou seja, a ingestão de mais líquido ajuda-nos a comer menos.

2 – Permite manter uma boa digestão
Um organismo bem hidratado vai conseguir realizar uma digestão mais eficaz e saudável. Para além de ajudar a dissolver as gorduras, permite também dissolver as fibras solúveis. Isto vai ajudar a evita obstipação porque as fibras dissolvidas formam uma goma que ajuda a tornar o conteúdo intestinal menos duro.

3 – Melhorar a resistência
A água deve ser parte integrante de qualquer treino, e torna-se especialmente importante em treinos muito longos e difíceis uma vez que ajuda a evitar a desidratação. Em treinos de uma hora ou mais de duração a sua ingestão ajuda a manter o equilíbrio de fluidos. Pode ser suplementada com sais ou hidratos de carbono, que em conjunto auxiliam no desempenho atlético e ajudam a evitar a fadiga pós-exercício e a exaustão.

rim-agua4 – Mantém o bom funcionamento dos nossos rins
Os rins removem os produtos que não são necessários ao nosso organismo, ajudam a controlar a pressão sanguínea e equilibram fluidos. Sendo assim são cruciais para manter todos os nossos sistemas a funcionar sem problemas. O consumo adequado de água é a única maneira infalível de manter os rins funcionando corretamente.

5 – Pode melhorar o humor
Beber água faz sentir mais energia e mais fresco, o que ajuda a melhorar o estado de espírito de forma considerável. E não se esqueça, até a desidratação mais leve pode alterar de forma negativa o humor.

6 – Manutenção do estado de alerta
Para quem precisa se concentrar por longos períodos de tempo, mantenha uma garrafa de preciosa H2O para se conseguir manter focado e hidratado. A desidratação prejudica a capacidade de atenção, memória e reflexos.

7 – Ajuda na ressacaressaca-agua
Beber álcool em excesso leva a desidratação, algo que provoca mais mal-estar durante as ressacas. Tomar um copo de água entre cada bebida alcoólica que se bebe vai compensar a desidratação pelo que os sintomas de ressaca vão ser menores.

8 – Possibilita a prática de exercício nos dias de calor
Trabalhar em condições de temperaturas elevadas é útil em algumas situações. Mas treinar nestas condições leva à uma maior produção de suor e consequentemente a desidratação. Manter um boa estratégia de reidratação é essencial para se conseguir efetuar um treino saudável a temperaturas elevadas.

Por isso se tinha dúvidas que ingerir água é algo extremamente importante, agora já compreende melhor os benefícios que esta pode fornecer à sua saúde.

Categorias: Saúde