Benefícios da Alcachofra para a Saúde

Benefícios da Alcachofra para a Saúde
A alcachofra é um alimento muito rico e versátil, sendo um alimento pobre em gorduras saturadas e é uma boa fonte de vitamina A, B, C, D, E, K, sais minerais e fibras. A alcachofra é muito consumida devido às suas propriedades nutricionais e propriedades medicinais, apresentando benefícios contra problemas digestivos, enfartamento, redução do colesterol, proteção contra câncer e diabetes. A alcachofra é também utilizada como desintoxicante do organismo, ajudando em problemas de fígado e intestino irritável.
Aqui são descritos alguns benefícios da ingestão de alcachofra para a saúde.
como-comprar-alcachofra-cha-de-alcachofra-alcachofra
1 – Vitamina C e a prevenção contra o câncer
Este composto é encontrado em níveis significativos na alcachofra, um dos vegetais que tem maior quantidade deste nutriente. Para além dos benefícios da vitamina C na estimulação do sistema imunitário, sendo um antioxidante esta molécula tem um papel ativo na proteção do câncer. Existem estudos que demonstram a eficácia da vitamina C contra células tumorais de câncer de mama e de próstata. Além da vitamina C esta planta possui grandes quantidades de quercetina e rutina, dois polifenóis com grande capacidade antioxidante.
hoja-alcachofa-antioxidante

2 – Distúrbios digestivos
Esta planta é rica em fibra dietética necessária ao bom funcionamento e equilíbrio de todo o sistema digestivo. Estas fibras ajudam a manter os movimentos intestinais regulados facilitando a digestão e diminuindo cólicas e excesso de flatulência. A fibra permite também bloquear a absorção de gorduras, contribuído para a redução de colesterol no sangue.

3 – Problemas de Fígadofigado
Alcachofra tem sido usada como tónico tradicional para o fígado. As moléculas responsáveis por esta ação são também antioxidantes, sendo elas a cinarina e a silimarina. Estas moléculas conseguem reduzir a presença de toxinas no fígado e no organismo.

4 – Pressão Arterial
Esta planta é rica em potássio, um mineral com grande importância para a maioria dos órgãos do corpo humano. Este mineral neutraliza os efeitos originados pelo excesso de sódio, ou seja, o aumento da pressão arterial. A alcachofra tem assim nutrientes com capacidade vasodilatadora e esta ação tem benefícios na prevenção de doenças cardíacas. Existem ainda ingredientes nesta planta que conseguem reduzir os níveis de colesterol mau no organismo.

5 – Ação sobre a vesícula biliar
Para além da ação que as fibras têm sobre o sistema digestivo, existe ainda impacto desta planta sobre a vesícula biliar. A alcachofra pode ser usada para diminuir a inflamação da vesícula biliar e para promover o normal funcionamento deste órgão. De uma maneira geral a alcachofra estimula tanto a secreção de suco gástrico como a produção de bílis, tudo secreções que ajudam na digestão.
Existem ainda outras situações em que se pode utilizar esta planta como é o caso de ressaca ou problemas ósseos, contudo é menos comum usar a alcachofra para estes fins.

Estes são alguns benefícios da alcachofra para a saúde. Se ficou com vontade de experimentar não hesite. Lave bem a planta e corte os espinhos pequenos no final das folhas. Cozinhe numa panela de água, tendo atenção

Categorias: Alimentação, Dietas, Saúde