Benefícios da massagem para o pós-treino

Benefícios da massagem para o pós-treino

A massagem é uma das melhores maneiras de eliminar dores musculares, sendo um tratamento natural e praticamente sem contra-indicações ou efeitos colaterais. Pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, trazendo inúmeros benefícios, entre eles, podemos citar:

beneficios-da-massagem-com-pedras-quentes– Alívio de dores de cabeça crônicas: Poucas pessoas sabem disso, mas grande parte das dores de cabeça tem origem muscular. Isso porque a tensão e a rigidez dos músculos dos ombros e pescoço comprime os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro, causando instabilidades no fluxo do sangue, o que leva à dor. As dores de cabeça frequentes podem ser aliviadas com a massagem adequada. A massagem também pode diminuir a frequência de enxaquecas e melhorar a qualidade do sono.

– A massagem é especialmente benéfica para a dor nas costas, diminuindo a necessidade de analgésicos em 36%. Dores lombares e na região dos ombros são muito comuns, e podem ser combatidas com massagens regulares.

– Como são calmantes, as massagens também diminuem a pressão sanguínea e melhoram a circulação do sangue. Assim, são indicadas para quem sofre com o estresse e problemas de ansiedade.

– Para as pessoas que gostam de praticar exercícios com regularidade, a massagem também é benéfica por aumentar a flexibilidade e a resistência, ao relaxar músculos tensos.

– A massagem, sobretudo a profunda, também elimina toxinas e gordura retidas nos músculos, por aumentar a provisão de oxigênio para as células musculares.

Tipos de massagem

Existem inúmeros tipos de massagem, cada uma indicada para problemas específicos. Confira as mais comuns:

– Massagem sueca: tipo mais comum de massoterapia, a massagem sueca envolve vários tipos de movimento, pressionando os músculos e deslizando as mãos sobre o corpo num só sentido, geralmente em direção ao coração, para estimular a circulação sanguínea e o retorno do sangue venoso aos pulmões, onde será oxigenado.

– Massagem terapêutica neuromuscular: uma forma de massagem medica que tem o objetivo de tratar a dor crônica e problemas associados.

– Massagem desportiva: desenvolvida para ajudar os sistemas musculares usados para um esporte ou atividade física em particular.

– Massagem tissular profunda: Melhor para agir sobre pontos problemáticos, dolorosos, rígidos, da musculatura.

– Shiatsu: Envolve a pressão variada rítmica de pontos de acupressão: a palavra japonesa shiatsu significa “pressão do dedo”. Bastante indicada para casos de depressão e ansiedade, além de problemas psicossomáticos.

– Massagem com pedras quentes: Pedras aquecidas são colocadas em certas áreas do corpo, e usadas como instrumentos de massagem. O calor emanado pelas pedras é liberado lentamente e absorvido pelo corpo, que relaxa de forma profunda.

– Massagem tailandesa: Inclui a manipulação do corpo, compressão dos músculos, mobilização as juntas, e acupressão.

massagem_reflexoterapia– Reflexologia: Estimulação de certas áreas dos pés, que correspondem a diferentes partes do corpo.

– Shantala: técnica de massagem indiana para bebês! Excelente para aumentar o vínculo entre a mãe ou o pai e seu filho.

– Massagem pré-natal: especialmente desenvolvida para mulheres grávidas, evita a retenção de líquidos e outros problemas causados pelas mudanças que acontecem no corpo durante a gestação.

– Drenagem linfática: Muita usada no pós-operatório de cirurgias plásticas, como a lipoaspiração e a abdominoplastia, a drenagem linfática elimina líquidos e toxinas, sendo também bastante utilizada para a perda de peso e tratamento contra a celulite.

Benefícios da massagem no pós-treino

A massagem realizada no pós-treino, após a prática de esportes ou outras atividades físicas tem os seguintes benefícios:

massagem_pos_treino– Diminui a probabilidade de lesões.
– Alivia a dor muscular após o treino.
– Melhora a amplitude de movimentos das articulações, promovendo maior flexibilidade.
– Reduz a frequência de espasmos e câimbras musculares.
– Aumenta o fluxo sanguíneo para todo o corpo, inclusive o cérebro, aumentando o foco e a concentração.
– É relaxante e ajuda o atleta ou praticante de exercícios a descansar mais profundamente após o treino.

Benefícios da auto-massagem
Se você não pode ou não quer receber massagens de um profissional, pode realizar o procedimento em casa. Para isso, compre um bom óleo de massagem, feito com óleos naturais e orgânicos. Aplique pressões suaves sobre os músculos, começando pelos pés e subindo pelas pernas, na direção do coração. Preste maior atenção e passe mais tempo em áreas mais tensas, como ombros e pescoço, panturrilhas, coxas, braços e lombar.

Um banho quente relaxante e outras técnicas, como a aromaterapia, podem ser usadas em conjunto com a massagem para aumentar o seu bem-estar. Experimente!

Categorias: Fitness