Benefícios do Café para a Saúde

Benefícios do Café para a Saúde

É muito comum ouvir notícias sobre investigações e estudos que tentam demonstrar as qualidades e defeitos dos alimentos. Um desses alimentos é o café. Estudos têm demonstrado que este alimento é rico em nutrientes e antioxidantes benéficos para o equilíbrio do organismo.
Este artigo procura demonstrar se o café é realmente saudável, sendo enumerados alguns benefícios do café para a saúde.cafe

1 – Aumenta os níveis de energia
O café contém cafeína, uma molécula estimulante. A cafeína exerce a sua ação estimulante no cérebro uma vez que bloqueia a adenosina, um neurotransmissor inibitório. O café permite assim aumentar os níveis de energia, reduzir a fatiga e melhorar a função cerebral.

2 – Contém muitos nutrientes essenciais
O café possui muitos nutrientes como por exemplo riboflavina (vitamina B2), vitamina B3 e B5, manganésio e magnésio.conheca-o-cha-que-derrete-a-gordura-corporal

3 – Café é queima-gorduras
A maioria dos suplementos para perder peso ou queimar gorduras tem na sua constituição cafeína. Isto acontece porque a cafeína é das poucas substâncias naturais com ação queima-gorduras comprovada por estudos. Estudos demonstram que a cafeína pode aumentar a taxa metabólica entre 3 a 11%.

4 – Melhora o desempenho físico
Como foi referido anteriormente, a cafeína estimula o sistema nervoso além de que envia sinais para as células de gordura por forma a quebrar a gordura corporal. Além disso a cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, o hormônio envolvido na capacidade de resistência ao esforço físico. Estudos revelaram que o café, devido a todos estes efeitos, pode melhorar o desempenho físico em cerca de 11%.
Tomar uma xícara de café cerca de 30 minutos antes do ginásio permite melhorar o treino.Alzheimer

5 – Prevenir contra a demência e Alzheimer
Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que não possui cura. Como não existe cura é essencial promover hábitos que possam prevenir o aparecimento desta doença. A prática de exercício físico, um envelhecimento ativo e uma alimentação saudável são essenciais para impedir que esta doença apareça. Outro hábito que pode benéfico nesta prevenção é o consumo de café. Diversos estudos reportaram que consumidores frequentes de café têm menor risco de desenvolver Alzheimer.

6 – Reduz o risco de Diabetes tipo II
A Diabetes tipo II é outro problema de saúde a nível mundial, afetando perto de 300 milhões de pessoas. Existe medicação para esta doença, contudo a medicação apenas permite controlar a doença. É assim importante prevenir o seu aparecimento. Por alguma razão ainda não conhecida, o café permite reduzir em cerca de 30% o risco de surgimento desta doença.

7 – Menor risco de alguns tipos de câncer
O café pode ter um efeito protetor contra o câncer do fígado e o câncer colorretal. Pensa-se que este efeito deve-se aos antioxidantes presentes no café.

8 – Fonte de grande quantidade de antioxidantes
O café contém uma enorme quantidade de antioxidantes, que como se sabe são muito benéficos para o organismo se manter saudável. Estudos chegam a reportar que a maioria das pessoas obtém mais antioxidantes no café do que em legumes ou frutas.

Todos estes fatos são baseados em provas retiradas de estudos realizados com humanos. É assim possível demonstrar que o consumo de café ajuda na prevenção de doenças graves.

Categorias: Alimentação, Saúde