Benefícios do chá verde para a saúde e a beleza

Benefícios do chá verde para a saúde e a beleza

Há milênios, o chá verde é conhecido pela medicina oriental como uma substância milagrosa, que promove a saúde e combate doenças.

No ocidente, o chá verde e o chá branco têm ganho cada vez mais espaço, graças a pesquisas científicas que comprovam seus muitos benefícios.

Pode-se consumir o chá verde ao longo de todo o dia, mas é melhor bebê-lo entre as refeições. Assim como vários outros tipos de infusões de ervas, ele contém polifenóis, que interferem na absorção do ferro pelo organismo e pode levar à anemia, sobretudo para quem é vegetariano.

Dito isso, o chá verde é um grande aliado para o bem-estar de todo o organismo, e neste artigo falaremos um pouco sobre as vantagens de consumi-lo regularmente.

Benefícios do chá verde

  • Queima calorias
    Beber de duas a três xícaras de chá verde diariamente pode ajudar a queimar até cem calorias.
    Beber uma xícara de chá verde com uma pitada de pimenta-caiena 30 minutos antes de fazer exercícios pode aumentar a queima de gordura em 25%. Isso porque esses dois alimentos aumentam o metabolismo e a temperatura corporal, exigindo maior gasto energético, obtido a partir das calorias excedentes no corpo. Não custa tentar!
  • Antioxidantes presentes no chá verde podem diminuir o risco de câncerHomens que bebiam mais de uma xícara e meia de chá verde por dia apresentaram 70% menos risco de desenvolver câncer de cólon.Um estudo mostrou que homens que bebem muito chá verde tinham 48% menos risco de desenvolver câncer de próstata.
  • Melhora o funcionamento do cérebro
    O chá verde contém menos cafeína que o café, mas o bastante para produzir um efeito estimulante sobre o cérebro e sistema nervoso. Também contém o aminoácido L-teanina, que pode agir em conjunto com a cafeína para melhorar o funcionamento cerebral.
    Pesquisas descobriram que mulheres que bebiam muito chá verde tinham 22% menos risco de desenvolver câncer de mama.
  • Melhora a saúde da boca e dos dentes
    As catequinas presentes no chá verde podem inibir o crescimento de bactérias, o que pode diminuir o risco de infecções na boca e melhorar a saúde dos dentes em geral, evitando o aparecimento de cáries e mau-hálito.
  • Ajuda a regular o colesterol e a diabetes
    cha_verde_plantacaoO chá verde teria a capacidade de regular os níveis de glicose e de colesterol no sangue. Isso pode evitar picos glicêmicos e as doenças associadas a eles. Também melhora a proporção entre o colesterol “bom” e o “ruim”.
  • Diminui risco de doenças degenerativas
    O Alzheimer, o Parkinson e a Esclerose Múltipla são doenças degenerativas que ainda não têm cura, mas que podem ter seus sintomas aliviados ou retardados pelo consumo de alimentos como o chá verde. Ele teria propriedades que protegem as células cerebrais, evitando sua morte, e restauram os neurônios lesados.

Num estudo com 40.530 japoneses adultos, aqueles que bebiam chá verde (5 ou mais xícaras por dia) mostraram-se com muito menos risco de morrer num período de 11 anos. Isso porque o consumo de chá verde diminui o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para ajudar você a incluir este alimento poderoso na sua dieta, a seguir apresentamos a receita de um frappuccino de chá verde, uma bebida deliciosa, energética e refrescante, perfeita para lanches e cafés da manhã do verão.

Frappuccino de Chá verde

Ingredientes

  • ½ xícara de leite de coco
  • ½ xícara de chá verde concentrado, resfriadocha_verde_beleza
  • 2 cubos de gelo
  • 1-2 colheres de chá do adoçante de sua escolha (evite o açúcar)
  • ¼ de colher de chá de essência de baunilha natural

Como preparar?

  • É muito simples! Basta levar todos os ingredientes ao liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea.
  • Consuma imediatamente, pois o leite de coco pode fermentar se armazenado, mesmo na geladeira.
Categorias: Beleza
Tags: Chá verde, Chás