Benefícios do feijão preto – Top 4

Benefícios do feijão preto – Top 4

Se tem uma coisa que brasileira gosta é de feijão, não é mesmo? Ainda mais quando vem acompanhado daquele famoso arroz branco, a dupla se torna imbatível. Porém, quando falamos de feijão os brasileiros ligam instantaneamente ao feijão vermelho – o mais comum e mais consumido – esquecendo-se do bom e velho feijão preto. Pensando nisso decidimos trazer hoje para vocês o top 4 dos benefícios do feijão preto. Depois de conhece-lo melhor você vai querer incluir em suas receitas diariamente!

Benefícios do feijão preto

1- Ajuda na saúde do coração

Um dos principais e melhores benefícios do feijão preto é a sua alta quantidade de fibras, as fibras solúveis. Para quem não sabe esse tipo de fibra atrai a água e acaba se transformando em um gel no processo de digestão, o que ajuda a reduzir significativamente a quantidade de colesterol no sangue. Como todos nós sabemos a redução de colesterol no sangue ajuda a prevenir doenças cardíacas e até mesmo derrames.

Como se não bastasse, o feijão preto contem também pequenas quantidades de ácidos graxos ômega 3 também conhecido como o “bom colesterol” que ajuda a controlar os níveis do “mau colesterol”. Esse ácido ainda é anti-hipertensivo, ou seja, ele ajuda a melhorar o fluxo de sangue no nosso organismo.

2- Ajuda o sistema digestivo

Como vimos anteriormente o feijão preto é rico em fibras e também em proteína. Esses dois componentes ajudam no transporte dos alimentos no trato digestivo e, por ser digerido mais lentamente que outros alimentos, o feijão te deixa satisfeito por mais tempo. Assim, o feijão ajuda a limpar o sistema digestivo evitando assim os possíveis excessos.

3- Ajuda na disfunção sexual

Um dos benefícios do feijão preto também inclui a flora sexual. Isso porque no alimento é possível encontrar um raro mineral chamado molibdênio. Esse mineral tem uma série de benefícios para o nosso organismo. Entre eles está o poder de reduzir a impotência sexual e disfunção erétil nos homens com mais idade. Vale ressaltar que para conseguir esses benefícios é necessário um consumo regular do alimento. Não basta comer apenas uma vez na semana.

4- Ajuda no sistema nervoso

Isso mesmo, além de todos os benefícios do feijão preto que já vimos ele ainda ajuda o nosso sistema nervoso. Isso acontece porque o alimento é rico em vitaminas e minerais, entre elas a vitamina B9 conhecida como folato. Essa vitamina tem um papel de extrema importância na regulação de aminoácidos para o sistema nervoso. Estudos comprovam que os organismos sem o folato estão bem mais susceptíveis a desenvolver doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e a doença de Parkinson.

Então agora que você já conhece os principais benefícios do feijão preto inclua-o também nas suas refeições diárias. Afinal, é o consumo constante do mesmo que leva a tais benefícios.

Se você não gosta muito do feijão preto e prefere o vermelhinho uma boa dica é cozinhar os dois juntos. Coloque 70% de feijão preto e 20% de feijão vermelho. Assim você obtém todos esses benefícios e ainda agrada o seu paladar.

Categorias: Alimentação, Dietas, Saúde