Benefícios do Mangostão para a sua Saúde

Benefícios do Mangostão para a sua Saúde

Garcinia mangostana, comumente conhecido como mangostão, é uma árvore tropical comum em várias regiões do Sudeste Asiático que dá um fruto roxo, muito conhecido pelo seu sabor e aparência única. É conhecido nos países asiáticos como uma superfruta ou rainha das frutas tropicais, sendo muito usado nestes países como componente na medicina tradicional. Os benefícios deste fruto para a saúde não são apenas mitos, sendo conhecidos desde o século XVIII. Na sua composição possui muitos nutrientes fundamentais para o equilíbrio nutricional e conservação da saúde. Diferentes partes da planta e do fruto podem ser usadas na cura de doenças, dependendo do tipo de desordem que se sofre.
Neste artigo são apresentados alguns dos benefícios do mangostão para a saúde.

453270255_XS

1 – Grande quantidade de antioxidantes

Estudos demonstraram que mangostão possui grande quantidade de xantonas, compostos naturais com ação antioxidante. Ao serem antioxidantes vão impedir o dano celular por ação dos radicais livres, permitindo retardar o envelhecimento e evitar a deterioração física e mental. Estes compostos e os seus derivados aparentam também ser benéficos por possuírem ação anti-inflamatória e capacidade de prevenir doenças cardiovasculares.

2 – Vitamina C

Esta fruta contém em 100 gramas cerca de 12% da dose diária recomendada de Vitamina C. Como é bem sabido esta vitamina é essencial na prevenção e melhoria de estados gripais.

3 – Baixo Teor em Calorias

Mangostão não possui gorduras saturadas nem colesterol na sua constituição, possuindo apenas 63 calorias em 100 gramas. Além disso possui muita fibra, podendo ser uma boa opção para pessoas que querem perder peso ou que ganham peso muito facilmente.

4 – Circulação sanguínea e Pressão Arterial

Uma característica interessante deste fruto é a sua ação sobre os vasos sanguíneos, promovendo a sua dilatação. Isto é benéfico porque ajuda na prevenção de certas doenças como atereosclerose, congestão cardíaca e hipertensão.
O mangostão também possui grande quantidade do mineral potássio. Este protege da ocorrência de enfartes e doenças cardíacas porque é um importante componente das células e fluídos corporais e está envolvido nos processos dcolesterole controlo da frequência cardíaca e da pressão arterial.

5 – Redução dos Níveis de Colesterol

Incorporar mangostão nas dietas permite reduzir o nível de colesterol e triglicéridos no sangue.

fibromialgia_0046 – Ação Antibacteriana

Foram atribuídas propriedades antibacterianas e antifúngicas aos compostos deste fruto. E como já foi referido, a grande quantidade de Vitamina C presente no mangostão ajuda a estimular sistemas imunitários enfraquecidos.

7 – Anti-inflamatório Natural

O consumo de mangostão duas a três vezes por dia ajuda no alívio de dores. Isto ocorre porque este fruto tem componentes que inibem a COX-2, enzima responsável pelo processo inflamatório. Este fruto pode ser uma opção para pessoas que sofrem de dores crónicas, como por exemplo a dor ciática.
Para além do fruto também outras partes da planta podem ser usadas de modo a obter-se benefícios para a saúde.

8 – Diarreia

A casca da planta pode ser usada para fazer decocções para usar em casos de diarreia.

9 – Pele

Por outro lado, a casca também pode ser utilizada para fazer uma pasta para tratar problemas de pele como eczemas por exemplo.

Se tem algum problema de saúde investigue se este fruto poderá ser benéfico.

Categorias: Alimentação, Saúde