Benefícios do Maracujá – Uma fruta deliciosa e muito benéfica

Benefícios do Maracujá – Uma fruta deliciosa e muito benéfica

O maracujá é uma fruta altamente nutritiva e fácil de encontrar na américa do sul. Por isso é muito utilizada em saladas, sucos e muito mais. Se você ainda não tem essa fruta incluída na sua dieta fique por aí e confira os benefícios do maracujá para a saúde.

Rico em vitaminas A e C, minerais e antioxidantes como Riboflavina, Niacina, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Cobre e Fibras e Proteínas, o maracujá é um complemento perfeito para qualquer dieta. Então veja os benefícios dessa fruta e inclua-a agora mesmo na sua alimentação.

Benefícios do Maracujá

1- Fortalece o sistema imunológico

A fruta é rica em vitamina C e, como todos nós sabemos, essa vitamina é um antioxidante muito potente. Assim, o maracujá ajuda a deixar o corpo mais forte contra os agentes infecciosos e também conta os radicais livres que hoje em dia são um dos principais fatores do câncer de pele.

2- Contra Insônia

O maracujá é popularmente conhecido por acalmar e prolongar o sono de quem ingere. Isso é verdade e ocorre porque na fruta se encontra o Harman, um composto que atua no nosso organismo como um sedativo. Assim, quando consumimos o maracujá reduzimos o nível de estresse e ansiedade e reduzimos as insônias. Então uma boa dica é substituir o copo de leite morno pelo suco de maracujá durante a noite.

3- Ajuda na Digestão

Outro dos vários benefícios do maracujá é a sua atuação direta na digestão. Como a fruta possui fibras elas ajudam a regular o trânsito intestinal facilitando a passagem do bolo alimentar pelo intestino grosso. Além disso a vitamina B3, encontrada no maracujá, ajuda na proteção das paredes do estômago – o que potencializa e facilita a nossa digestão.

4- Ajuda a Controlar a Pressão Arterial

O maracujá conta com elevadas quantidades de potássio e baixo teor de sódio – o que é excelente para controlar a pressão arterial e evitar a pressão alta. Além disso a fruta também conta com um alto teor de potássio que ajuda a regular os eletrólitos e assim, controlar os músculos do nosso corpo, inclusive o coração. Então se você sofre de pressão alta é melhor incluir o maracujá na sua alimentação imediatamente.

5- Contra Asma

Isso mesmo, um dos benefícios do maracujá é que ele ajuda no controle e prevenção da asma. Isso acontece porque é possível encontrar na fruta uma alta quantidade de vitamina C que ajuda a prevenir as histaminas e assim controlar e evitar a danada da asma.

6- Benéfico para os Rins

Como se não bastasse, o maracujá é benéfico até para os nossos rins. Isso acontece porque essa deliciosa fruta é uma fonte rica em minerais, inclusive o potássio. O potássio por sua vez é ótimo para manter o bom funcionamento dos nossos rins e evitar a contração desnecessária dos nossos músculos.

7- Benefícios para a saúde

No maracujá é possível encontrar uma substância chamada beta-caroteno. Ela é responsável pelo desenvolvimento dos nossos ossos e dentes, pela reparação de todos os nossos tecidos e ainda é extremamente benéfico para os nossos olhos.

Estudos já comprovam que quem consome o maracujá pelo menos 3 vezes por semana corre menos risco de desenvolver a doença de Parkinson, artrite, depressão e também infertilidade.

Como vocês puderam ver são muitos os benefícios do maracujá, então não perca mais tempo e inclua essa deliciosa fruta agora mesmo na sua dieta!

Categorias: Alimentação, Dietas, Saúde