Benefícios do Mel para a Saúde

Benefícios do Mel para a Saúde

Tosse-causas-sintomas-tratamentos-Dra-Roberta-Fittipaldi-pneumologista-Rio-de-janeiro-620x727O mel é um dos adoçantes mais antigos da Terra tendo sido usado desde o tempo dos sumérios. Produzido pelas abelhas, este néctar possui mais de 600 compostos e muitos deles tem benefícios para a nossa saúde. Umas colheres de mel podem ajudar a aliviar situações de tosse ou estimular o apetite em crianças. O mel continua a ser encontrado em todas as cozinhas pelo mundo fora seja devido aos seus benefícios ou ao seu delicioso sabor.

Neste artigo são descritos alguns dos benefícios do mel para a saúde.

1 – Alívio da tosse
Este é um dos benefícios mais conhecidos do mel. Todo o mundo conhece algum remédio caseiro para a tosse ou dor de garganta que tenha mel. Foi comprovado cientificamente que o mel possui propriedades supressoras da tosse semelhantes ou melhores que algumas substâncias químicas encontradas nos xaropes vendidos na farmácia. Tomar 2 colheres de chá de mel 30 minutos antes de deitar diminui a frequência e severidade da tosse noturna.

2 – Tratamento e cicatrização de feridas
Este benefício também tem comprovação científicawpid-wp-1428265614466 uma vez que numerosos estudos demonstram que o mel é eficaz no tratamento de feridas. Existem alguns tipos de mel, como o Medihoney ou o mel Norwegian Forest, que conseguem eliminar as todas as estirpes de bactérias que existem em feridas. Além disso existem estudos que demonstram a eficácia do mel em feridas e úlceras da perna que não foram eliminadas por meio de outros tratamentos.
O mel pode ainda ser usado em tratamento de queimaduras. Para o tratamento de feridas ou queimaduras o mel deve ser aplicado diretamente ou em um penso que é mudado entre 24 a 48 horas. Se escolher usar diretamente deve aplicar cerca de 15 ml de 24 em 24 horas. Deve usar uma gaze para manter mel sempre sobre o local.

3 – Tem vitaminas e minerais
O mel possui pequenas quantidades de uma grande variedade de vitaminas e minerais como niacina, cálcio, ferro, magnésio e zinco. Assim usar mel em vez de açúcar permite ao organismo absorver mais nutrientes. Além disso estes nutrientes podem ser importantes uma vez que ajudam a estimular o apetite em pessoas que não têm vontade de comer.

slide_7

4 – Mata as bactérias resistentes aos antibióticos
O mel usado na medicina, isto é, o mel de grau médico, tem sido usado para matar agentes patogénicos de origem alimentar como a E. coli, Salmonella ou Pseudomonas aeruginosa, muito comuns em hospitais. Esta ação do mel é em muito devida à existência de grandes quantidades da enzima glucose oxidase na sua constituição. Esta enzima leva à produção de peróxido de hidrogénio que mata todas as bactérias.

5 – Boa fonte de energia para atletas
Além de ter benefícios para a saúde o mel tem ainda benefícios para o fitness. Muitos atletas bebem bebidas desportivas com grandes quantidades de açúcar e hidratos de carbono para dar energia ao seu organismo. Mas a opção correta seria tomar o equivalente a uma colher de sopa de mel uma vez que para além dos 17 gramas de hidratos de carbono o mel permite obter nutrientes adicionais. Adicione 1 colher de mel à sua garrafa de água e obtenha um impulso adicional durante os treinos.

Categorias: Alimentação, Saúde