Benefícios do orégano

Benefícios do orégano

O orégano é um condimento bastante conhecido e muito utilizado em todo o mundo. Ele dá um sabor incomparável a todos os pratos, não tem erro! Poder ser o prato mais simples do mundo que, com uma pitada de orégano, vira uma obra dos deuses…

Pois é, quando falamos nesse condimento certamente vem às vossas cabeças aquela pizza quentinha com aquele delicioso cheiro, ou então aquele tomate temperado com um bom punhado desse tempero.

A verdade é que o orégano tem muitos mais utilidades e benefícios do que esse que já conhecemos. Mas, como nem todos sabem disso, nós trouxemos então um artigo completo para você ficar por dentro de todos os benefícios desse condimento.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Contra gripe

Esse é, talvez, um dos maiores benefícios oferecidos pelo orégano. O mesmo ajuda no fortalecimento do nosso sistema imunológico e assim conseguimos mais defesas para o nosso corpo e mais eficácia no combate às várias doenças propagadas pelos vírus, como no caso da famosa gripe.

Para isso é só fazer o tratamento de orégano, via oral. Tome todos os dias, antes das refeições, um copo com um pouco de água e cerca de 3 a 6 gotas de óleo de orégano por pelo menos 5 dias seguidos.

Para desintoxicação

Fonte de inúmeros nutrientes como o Cálcio, Ferro, Manganês e até mesmo Vitamina K, o orégano consegue eliminar aquelas indesejadas e famosas toxinas do corpo. Então nada de sucos detox, vamos partir para o suco de orégano!

Para o coração

O Potássio pode ser encontrado abundantemente no orégano. Como todos já devem saber, esse nutriente é de suma importância para as nossas células e também para os nossos líquidos corporais. Ele serve para controlar a pressão e os batimentos cardíacos exagerados – normalmente causados pela ingestão em demasia de sódio. Como se isso não bastasse, ele ainda diminui as inflamações das veias artérias e ajuda na prevenção das várias doenças de coração.

Como antioxidante

O orégano foi classificado como uma das maiores fontes de antioxidante natural oriundos de fontes vegetais. Isso porque o condimento é rico em flavonoides fenólicos como a poli-vitamina A, os carotenos, a luteína, a zea-xantina e a criptoxantina. Todos esses compostos ajudam no combate aos radicais livres e, consequentemente, a flacidez e o envelhecimento natural da vida humana.

Para a menstruação

As mulheres vão gostar de saber que o orégano possui várias propriedades que ajudam a amenizar as famosas cólicas menstruais e ainda contribui para a regulação do ciclo menstrual e adia a menopausa.

Caso você sinta cólicas é só pegar algumas folhinhas do condimento frescas e ir mastigando até passar o incômodo. Caso você não tenha o mesmo fresco é só fazer um chá com 1 pequena colher de orégano e uma xícara de chá.

Para o sistema digestivo

No caso do sistema digestivo o orégano atua no mesmo como um estimulador das enzimas digestivas. Além dessa maravilha ele ainda diminui a formação de gases e evita aquelas indesejadas cólicas de intestino.

Antibacteriano

O orégano possui em sua composição timol e carvacrol – propriedades que servem como antibacteriano, defendendo o organismo de várias bactérias que podem estar ligadas tanto à pele como ao intestino e também a outras partes do corpo humano.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Como vocês puderam notar, o orégano não é apenas mais um condimento para ser utilizado só na cozinha. Ele possui vários benefícios para o ser humano e como tal, deve ter todas as suas propriedades exploradas.

Categorias: Saúde