5 Benefícios do Caldo de Cana Para a Saúde

5 Benefícios do Caldo de Cana Para a Saúde

Grande parte da quantidade mundial de cana-de-açúcar é produzida no Brasil e o cultivo desta planta é muito importante porque 70% do açúcar de todo o mundo é produzido através desta cana. Contudo é na Índia que se explora todo o potencial desta planta. Para além de neste país usarem a cana-de-açúcar para produzir vários tipos de açúcar, na Índia é ainda muito comum o caldo de cana. O caldo de cana, também conhecido por garapa, é o líquido que resulta da moagem de canas-de-açúcar. Além de ser um suco muito energético devido ao elevado conteúdo de sacarose, o caldo de cana pode trazer muitos benefícios para a saúde dos seus consumidores. Este suco tem sido muito usado como remédio natural para alguns problemas de saúde muito por causa do seu alto teor em antioxidantes (ajudam a eliminar infeções e estimula o sistema imunitário). O caldo de cana é ainda muito rico em ferro, magnésio e outros eletrólitos ideais para hidratar o corpo. wpid-infeccao1
Neste artigo são descritos os benefícios deste suco extraído da cana-de-açúcar, o caldo de cana. Este suco pode ser usado para curar resfriados e outras infeções, bem como para combater a febre. Vamos aprender então um pouco melhor os benefícios deste suco:

1 – Infeções Urinárias
O caldo de cana é um excelente diurético pelo que é um bom remédio para tomar em situações de infeções no trato urinário, pedras nos rins e para manter o correto funcionamento dos rins.

limpar-fígado-500x3002 – Fortalece o fígado
Na Índia o conhecimento médico Ayurveda tem muitos seguidores e praticantes. Uma das coisas que o Ayurveda transmite é que o suco de cana-de-açúcar ajuda a fortalecer o fígado e por isso é um bom remédio para situações de icterícia. A icterícia é um problema de saúde que leva ao desenvolvimento de uma pigmentação amarelada na pele e membranas devido aos níveis elevados de bilirrubina nos fluídos corporais. O aumento de bilirrubina no nosso organismo resulta do mau funcionamento do fígado e vesícula biliar. Este suco fornece ao corpo as proteínas perdidas e nutrientes necessários à sua rápida recuperação.

3 – Dá Energia
O caldo de cana possui grandes quantidades de carbohidratos, proteínas, ferro, potássio e outros nutrientes que são encontrados nas bebidas energéticas ideais. Nos meses de Verão beber um copo de caldo de cana frio permite ganhar um novo equilíbrio, sendo bom para a saúde bem como para os níveis de energia. Este suco pertite reidratar o organismo combatendo a secura e a fadiga.

4 – Laxanteintestino-irritado-500x350
O Ayurveda refere que o caldo de cana apresenta propriedades laxativas pelo que ajuda a aliviar a prisão de ventre e permite melhorar os movimentos do intestino. Além disso possui pH alcalino pelo que é um bom alimento para ingerir em situações de hiperacidez gástrica.
Apesar de ser um alimento doce, um estudo demonstrou que beber suco de cana-de-açúcar não altera os níveis de glicose no sangue de pessoas diabéticas drasticamente. Apesar de ter um índice glicémico baixo o seu consumo por diabéticos deve ser efetuado se o seu médico aprovar a sua ingestão.

Se ficou interessado neste alimento não espere mais e procure provar este delicioso suco.

Categorias: Alimentação, Saúde