Chá de limão, gengibre e mel: muito além da gripe e resfriados

Chá de limão, gengibre e mel: muito além da gripe e resfriados

Se você é como 99,99% da população, gosta de tomar chá de mel, limão e gengibre para se recuperar mais rápido de gripes e resfriados. Algumas pessoas gostam ainda de acrescentar alho em fatias à preparação.

Uma quantidade menor de pessoas, mais precavidas, bebem regularmente essa infusão para prevenir não apenas gripes e resfriados, mas uma série de outras doenças, cientes de que o chá de gengibre, mel e limão fortalece as defesas do corpo, tendo o potencial de proteger nossa saúde de quase todo tipo de infecção.

Mas essa bebida milagrosa, barata e fácil de fazer ainda guarda outros segredos e benefícios. Gostaria de saber quais são? Então continue conosco e conheça os benefícios deste chá, que vão muito além da cura para a gripe.

1. Ajuda o corpo a lutar contra a poluição

O ar poluído que inspiramos nas grandes cidades, às vezes até dentro de nossas casas, constantemente, tem um peso enorme sobre a nossa saúde. Na tentativa de purificar nosso corpo das toxinas dos gases prejudiciais que inspiramos, nosso sistema imunológico termina pagando um alto preço.

Assim, todos os alimentos que desintoxicam o corpo, como ocorre com o limão, o mel e o gengibre, ajudam o sistema imunológico a lidar com os efeitos da poluição. O mesmo vale para os efeitos do estresse, inclusive emocional. Esta bebida é um tônico natural sem contra-indicações.

2. Nos ajuda a despertar

cha_gengibreAltamente estimulante, o gengibre tem um sabor picante capaz de mandar até o sono da segunda-feira de manhã embora. Experimente trocar o hábito de tomar sua xícara de café (aos poucos, naturalmente) por uma caneca de chá de mel, limão e gengibre, e notará como o corpo vai reagir melhor e se sentir com todo o gás.

É claro é preciso ter uma dieta equilibrada e repouso adequado para ter energia no dia a dia, mas o gengibre tem uma grande capacidade de nos deixar despertos, ao mesmo tempo que não provoca dependência, como acontece com a cafeína e outros estimulantes.

3. Protege a saúde vascular

Como todos os alimentos desintoxicantes e que estimulam a circulação sanguínea, o chá de mel, gengibre e limão protegerá suas veias do acúmulo de placas de gordura, naturalmente.

Alie o hábito de beber este chá com a diminuição do consumo de frituras e gorduras saturadas – como coxinhas, pasteis e batata frita – e uma caminhada diária de 20 minutos para proteger seu coração por toda a vida.

4. Tem sabor delicioso e exótico

O sabor intensamente ácido e picante do gengibre, a familiar acidez do limão e a doçura redentora do mel produzem uma infusão de sabor exótico e com um toque oriental.

Este chá pode ser servido puro ou com um sanduíche leve, feito com ricota, folhas verdes e peito de peru, para um lanche saboroso e pouco calórico.

5. Ajuda a emagrecer

gengibreAinda que a acidez deste chá não o torne indicado para ser tomado em jejum, nem por pessoas com tendência à gastrite, ele combate o excesso de fome e evita que comamos calorias desnecessárias.

Experimente tomar uma xícara de chá de limão e gengibre (se possível, retire ou diminua o mel, pois é calórico) cerca de 30 minutos antes do almoço e do jantar, para controlar o apetite.

Receita do chá de gengibre, limão e mel

Ingredientes
½ litro de água
Duas polegadas de raiz de gengibre descascado e fatiado
1 limão siciliano
1 colher de sopa de mel

Como fazer:
— Leve a água ao fogo. Quando ferver, adicione as fatias de gengibre, desligue o fogo, tampe e aguarde 20 minutos.
— Num bule ou garrafa de vidro, coloque o mel e o suco do limão. Junte o chá de gengibre e beba quente.

Categorias: Saúde