Como armazenar vegetais para que durem mais

Como armazenar vegetais para que durem mais

Muitas pessoas querem começar a comer de maneira mais saudável, mas notam que os vegetais estragam muito rapidamente, o que pode sair caro.

Para que você possa armazenar seus vegetais da maneira correta e fazê-los durar mais, compartilharemos algumas dicas valiosas neste artigo. Confira:

Frutas

  • Maçã – O melhor é guardar as maçãs inteiras na gaveta da geladeira, dentro de um saco plástico e, de preferência, num recipiente, como um pote de sorvete reaproveitado.
  • Abacate – Guarde abacates em processo de amadurecimento fora da geladeira. Você saberá quando estão maduros quando o talo sai com facilidade. Se abrir a fruta e usar apenas a metade, basta espremer um pouco de suco de limão sobre a polpa, mantendo o caroço, e embalar bem em filme plástico, para que a polpa não entre em contato com o ar. É o contato com o oxigênio que faz a polpa do abacate ficar escura.banana_potassio
  • Bananas – Guarde bananas fora da geladeira, a não ser que estejam muito maduras. Se estiverem maduras demais, você pode descascá-las e guardá-las em sacos plásticos fechados no congelador, onde duram bastante e podem ser usadas para deliciosos smoothies.
  • Morangos, acerolas e outras frutinhas vermelhas – Lave-as bem e guarde-as na geladeira, num recipiente vazado, que permita a circulação de ar entre as frutas. Não se esqueça de secá-las bem antes de guardar, para evitar acúmulo de água.
  • Laranja e limão – frutas cítricas podem ser guardadas fora da geladeira, mas devem ser consumidas antes de amadurecerem demais. Se você usar apenas metade da fruta, embale a outra metade em filme plástico e conserve na geladeira por apenas algumas horas, pois a vitamina C tende a se dissipar rapidamente depois que a fruta é aberta.
  • Melão – O melão e a melancia podem ser guardados fora da geladeira, se não tiverem sido abertos. Se você abrir as frutas e usar apenas uma parte, embale o restante em filme plástico e conserve na geladeira.vegetais_geladeira_slide
  • Tomates – Lave-os e seque-os bem, e então guarde os tomates num recipiente vazado, na geladeira, assim como fez com os morangos. A delicada pele dos tomates pode apodrecer em contato com a água ou sob pressão. Por isso, não guarde-os molhados ou coloque vários num só recipiente.

Outros vegetais

  • Aspargos – Para que os aspargos durem mais, guarde-os num pote com água na geladeira, cobertos levemente com um saco plástico.
  • Beterrabas – Podem ser guardadas na gaveta da geladeira, dentro de um saco plástico. Como toda raiz, duram bastante se armazenadas dessa forma.
  • Cenoura – O mesmo que para as beterrabas.
  • Brócolis – O brócolis dura poucos dias, mesmo dentro da geladeira. Para evitar que a parte verde fique marrom, perdendo nutrientes e sabor, cozinhe-os e congele em pedaços menores, prontos para reaquecer e servir.brocolis_couve_flor
  • Couve-flor – Embale-o em filme plástico e guarde na gaveta da geladeira.
  • Pepino – Com casca, podem ser guardados na gaveta da geladeira. Abertos, devem ser embalados em filme plástico antes de ir para o refrigerador. Consuma o quanto antes, pois tendem a murchar.
  • Couve-folha – As folhas de couve amarelam e estragam em poucos dias, mesmo dentro da geladeira. Você lavar cada folha separadamente, secá-las bem, guardá-las num recipiente grande, como um pote de sorvete, intercalando cada folha com um guardanapo, que absorverá a umidade e fará com que durem mais. Faça o mesmo com as folhas de alface. Outra opção é bater as folhas de couve no liquidificador com um pouco de água e colocar o suco obtido sem coar em caçambas de gelo. Use para preparar sucos verdes e vitaminas, assim como para cozinhar pratos salgados.
  • Alho – Mantenha-os fora da geladeira, em ambiente seco e arejado. Use apenas a quantidade de dentes necessária. Desta forma, durarão muito tempo.
  • Vagens – Guarde-as na geladeira, dentro de um saco plástico com uma folha de papel toalha para absorver a umidade.
  • Cebola – As cebolas são antimicrobianas, então duram muito mesmo fora da geladeira, desde que não sejam abertas. Depois de abertas, embale-as em filme plástico ou em papel alumínio e guarde-as num recipiente na geladeira.
  • Batatas – Este tubérculo não precisa de refrigeração, desde que não seja aberto. Guarde-as num saco de papel marrom para durarem mais. Se abrir a batata, use-a inteira, pois ela tende a se oxidar em contato com o ar. O mesmo vale para batatas-doces.
Categorias: Alimentação