Como mandar a preguiça embora com exercícios matinais

Como mandar a preguiça embora com exercícios matinais

Algumas pessoas adoram acordar cedo, e pulam da cama assim que o sol aparece. Mas a grande maioria das pessoas tende a querer passar aqueles cinco minutos a mais na cama. Ou 15 minutos, ou 20 minutos… ou meia hora.

Mas com os exercícios que propomos neste artigo, qualquer pessoa pode produzir energia suficiente para enfrentar o novo dia com muito mais disposição. Experimente e veja como vale a pena!

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1. Torção suave de coluna
Torções suaves da coluna são uma das maneiras mais fáceis de energizar o corpo inteiro, já que a coluna é o principal “distribuidor” do sistema nervoso através de todas as partes do corpo.

Além disso, você pode realizar este exercício assim que acordar, ainda deitado na cama. Para isso, deite-se de barriga para cima e dobre os joelhos. Mantendo as pernas juntas, vire-as suavemente para o lado direito, estenda os braços na altura dos ombros e vire a cabeça para o lado oposto. Respire profundamente algumas vezes, de maneira relaxada. Repita para o outro lado.

exercicios_manha2. Exercícios para as articulações
Agora que você já se sente com um pouco mais de energia, vamos fazer exercícios para as articulações. Elas são locais importantes por onde passa energia vital, e precisam estar lubrificadas e livres de obstáculos.

Sente-se no chão sobre um tapete de ioga, com as pernas esticadas à sua frente. Flexione os dedos dos pés para a frente e para trás dez vezes. Então, flexione os pés para a frente e para trás e depois em sentido horário e anti-horário, até senti-los mais flexíveis.

Faça o mesmo com os membros superiores: Estique os braços à frente do seu corpo e abra e feche-as, dez vezes. Depois, mova as mãos para cima e para baixo e depois gire-as, movimentando as articulações dos pulsos. Ainda com os braços esticados, toque nos ombros com a ponta dos dedos, dez vezes. Agora gire os braços no sentido horário e anti-horário, mantendo os dedos encostados nos ombros. Você verá como estes exercícios liberam uma boa quantidade de energia positiva.

3. Girar o pescoço.
Ainda sentado no chão, gire o pescoço dez vezes no sentido horário e mais dez vezes no sentido anti-horário, suavemente, para não se machucar. Repita com os olhos (girando os globos oculares suavemente dentro das órbitas).

4. Sentar-se e levantar-se
Um exercício para os mais dispostos é sentar-se no chão e se levantar, e depois tornar a se sentar e a se levantar, ao menos dez vezes. Apesar de ser muito energético, este exercício matinal não deve ser feito por quem tem problemas nos joelhos ou dores nas costas.

exercicios_cintura5. Exercícios para a região da cintura
Exercício 1: Fique de pé e afaste as pernas um pouco. Eleve o braço direito e curve-o sobre a cabeça, na direção do lado esquerdo. Repita para o outro lado, totalizando 20 flexões.

Exercício 2: Afaste um pouco mais os pés, abra os braços ao redor do corpo, mantendo um ângulo de 90°. Gire o tronco inteiro para a direita e depois para a esquerda, sem mexer a parte inferior do corpo. Repita umas 20 vezes. Você verá que este exercício é muito agradável, pois o corpo tende a ganhar força com o movimento.

6. Exercícios para a pelve
Agora, mantendo os pés bem afastados, gire a pelve no sentido horário e depois no anti-horário, dez vezes de cada lado. Então, balance o quadril para a frente e para trás, ao menos dez vezes.

7. Saltar
Um exercício simples que dá muita energia é saltar. Salte bem alto, mas sem forçar as articulações do joelhos, da coluna ou dos tornozelos. Se preferir, faça este exercício de tênis.

Exercícios matinais ao ar livre

manha_corridaSe você tem um espaço ao ar livre que possa utilizar para fazer seus exercícios matinais, não hesite em sair durante as primeiras horas da manhã, quando os raios solares são suaves e lhe proporcionarão um precioso aporte de vitamina D.

Caminhadas, jogging, tai chi chuan, QiGong e ioga são apenas alguns dos exercícios que lhe darão uma dose maciça de energia, capaz de espantar qualquer preguiça. Andar de bicicleta e nadar também são excelentes maneiras de mover o corpo durante o início do dia, quando os músculos ainda estão “frios” e as articulações, rígidas, precisando de aquecimento.

Pronto! Não há como não ter energia para enfrentar o dia depois de uma boa sessão de exercícios. Finalize com uma pequena meditação de dez minutos, repetindo o mantra: “Eu sou luz, energia e vida”.

Um bom dia para você!

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