Como melhorar a concentração – 6 dicas da neurociência

Como melhorar a concentração – 6 dicas da neurociência

Nós, seres humanos, precisamos de concentração em todas as nossas tarefas, caso contrário nada sairá bem feito. Apesar de sabermos a importância dessa nossa capacidade ainda existem pessoas com mais dificuldade em se concentrar. Pensando nisso decidimos trazer hoje para vocês algumas dicas de como melhorar a concentração. Por isso se você também tem dificuldade em se concentrar em algo é só seguir as nossas dicas logo abaixo!

Dicas para melhorar a concentração

1 – Escute música – não a sua favorita

A música é algo que desperta várias reações no nosso corpo tal como o relaxamento e a concentração. E estudos comprovam que, se você busca se concentrar é melhor ouvir um repertório que você já conheça. Isso porque caso você queira ouvir algo totalmente novo, o seu cérebro irá se concentrar na nova canção, no ritmo dela e assim você vai perder o foco inicial.

Mas nada de colocar a sua música favorita! Ela irá te desconcentrar e você pode se empolgar com o som. Então o melhor a fazer é adaptar a sua playlist a músicas indiferentes a você.

2 – Sempre alimentado e sempre hidratado

Parece óbvio, não é mesmo? Afinal como você vai se concentrar se está com fome ou com sede?

Então é essencial se manter alimentado e hidratado para melhorar a concentração na atividade que você está desenvolvendo. Mas nada de refeições pesadas! Um suco ou uma fruta entre as refeições já é o suficiente para te manter focado.

Além disso a água é essencial para melhorar a concentração. Então, beba sempre muita água.

3 – Exercite-se

O exercício físico é de suma importância para todo o nosso corpo, inclusive para a concentração. Isso mesmo, estudos comprovam que a prática de atividades físicas contribui para o desenvolvimento de partes do cérebro ligadas à atenção e à memória.

Então, pratique exercícios regularmente, pelo menos 30 minutos por dia.

4 – Meditação

Hoje em dia nós submetemos o nosso corpo e cérebro a um excesso de informações e estímulos. Assim, faz-se essencial esvaziar a nossa mente para obter os benefícios e estimular as funções cognitivas.

Estudos feitos já comprovam que 20 a 30 minutos de meditação diária contribui, e muito, para melhorar a concentração.

5 – Durma o suficiente

Já está comprovado que pessoas que dormem menos têm menos benefícios que aquelas que dormem a quantidade diária recomendada – de 8 horas.

Então se atente a esse quesito e procure dormir sempre as 8 horas recomendadas por dia. Aquelas sonecas ao longo do dia também ajudam a melhorar a concentração. Então, sempre que possível, tire uma sonequinha.

6 – Escreva à mão

Hoje em dia, com tanta tecnologia, é raro ver alguém que ainda escreva à mão. Muitas pessoas já deixaram de lado esse hábito, apesar do mesmo ser de suma importância para o desenvolvimento cognitivo do nosso corpo.

Estudos feitos comprovam que quem escreve à mão tem mais facilidade em compreender e memorizar o que está sendo escrito. Isso porque o processamento de dados, quando utilizamos o teclado para escrever, ocorre de maneira mais superficial e assim temos mais dificuldade para memorizar a informação.

Então, se você precisa melhorar a sua concentração e aumentar os seus estudos ou produtividade no trabalho, siga as nossas dicas e não se esqueça também de partilha-las com os seus amigos. Afinal dica boa é dica partilhada!

Categorias: Saúde