Como montar seu primeiro kit de maquiagem

Como montar seu primeiro kit de maquiagem

Talvez você esteja pensando em começar a se maquiar, mas não sabe quais produtos comprar, qual a ordem de aplicação e assim por diante.

Neste post, vamos falar sobre o bê-a-bá da maquiagem: quais os produtos indispensáveis que vão te deixar mais bonita, sem muito trabalho.

Para fazer uma maquiagem bem básica, não são precisos mais do que 20 minutos todos os dias. Mesmo as mulheres mais ocupadas poderão encontrar um tempinho para sentar na frente do espelho e investir no visual, para ficar mais bonita, sem muito esforço.

Vamos lá!

1. Produtos para preparar e cuidar da pele

Existe uma infinidade de produtos para cuidar da pele, mas três são essenciais:

— Produto de limpeza especial para o rosto. Pode vir na forma de gel (ideal para peles oleosas), sabonete líquido ou em barra, mousse (espuma) ou loção.
— Hidratante
— Filtro solar
— Demaquilante (para retirar a maquiagem)

Cada pele é única, mas geralmente os produtos são voltados para quatro grandes categorias: pele normal, seca, oleosa ou mista. Compre os produtos mais adequados ao seu tipo de pele. O filtro solar também precisa ser adequado à sua tonalidade de pele e região onde mora.

Todos os dias, pela manhã, habitue-se ao ritual de limpar a pele, hidratá-la e passar protetor solar. Quando chegar em casa, use o demaquilante para retirar toda a maquiagem, limpe e hidrate a pele. Geralmente, há hidratantes para a noite e outros para o dia. O importante é nunca usar hidratantes feitos para o corpo no rosto.

2. Produtos para um kit básico de maquiagem

Seu kit básico de maquiagem precisa ter:

— BB Cream
— Corretivo
— Pó compacto
— Lápis delineador de lábios
— Lápis delineador de olhos (preto ou marrom)
— Máscara para cílios, ou rímel (preto ou transparente)
— Batom de cor básica e mais dois de cores mais escuras, de acordo com as cores que mais ficam bem em você.
— Blush
— Conjunto de sombras básico
— Pinceis de maquiagem

Parece muito, mas você pode ir comprando tudo aos poucos. Agora, vamos ao passo a passo de uma maquiagem bem básica, ideal para quem está começando a dar os primeiros passos:

1. Com a pele já hidratada e com filtro solar, passe um pouco de BB Cream (ele precisa ser da tonalidade adequada para sua pele, geralmente um tom mais claro) no rosto, usando os dedos para espalhar o produto de maneira uniforme. Preste especial atenção às áreas em que há cicatrizes, manchas e espinhas. Alguns BB Creams já vêm com filtro solar, o que é muito prático.

2. Se achar necessário, passe o corretivo em áreas mais problemáticas, como sob os olhos, sobretudo se você tem tendência a olheiras. Se quiser finalizar a base, passe o pó sobre o rosto, muito levemente, apenas para dar um efeito opaco e natural.

3. Use o lápis delineador de olhos para corrigir falhas ou para encorpar as sobrancelhas, caso você tenha poucos fios. Use o delineador também para traçar uma linha fina na pálpebra superior, acompanhando a linha do olho e puxando um pouco mais ao chegar na extremidade da linha, dando um ar “agateado” ao olhar. Vá devagar, fazendo pequenas linhas com o lápis, até pegar prática. Para quem está começando, o delineador em forma de lápis é mais fácil de usar que os delineadores líquidos, que têm cor bem mais forte, mas exigem prática.

4. Use a sombra mais escura na parte inferior da pálpebra, abaixo da linha que a divide em duas. Use a sombra mais clara na parte superior da pálpebra, para “abrir” o olhar. Peça a ajuda de alguém mais experiente para saber como aplicar a sombra, ou assista a um dos vários vídeos na internet que ensinam como fazer.

5. Agora, passe a máscara nos cílios. A máscara transparente serve para destacar os cílios inferiores e para quem tem um excesso de cílios.

6. Use o delineador de lábios para traçar o contorno da boca. Comece colocando a ponta do delineador no centro do lábio e inferior e trace uma linha única até a ponta da boca. Faça o mesmo do outro lado. Você também pode começar da extremidade do lábio e ir até o centro. Faça o mesmo no lábio superior. Não é preciso fazer o contorno completo da boca.

7. Passe o batom. Se quiser dar a impressão que seus lábios são mais grossos, passe um batom mais escuro circulando os lábios e finalize com um mais claro no centro.

8. Passe o blush levemente em movimentos circulares, nas duas maçãs do rosto. Não exagere, para não ficar com um visual de “boneca”.

Pronto! Com essas dicas, você poderá praticar a auto-maquiagem e se apaixonar por esse mundo de cores e muita beleza.

Categorias: Beleza
Tags: make, maquiagem